29/04/2024

MetrôRio instala antenas 4G e ativa rede de telecom em todo o sistema

Transmissão da rede ocorre pela passagem de cabo compartilhado pela TIM, Vivo e Claro nas áreas subterrâneas do metrô.

Notícia boa para as pessoas que frequentam o metrô do Rio de Janeiro. Em parceria com as operadoras TIM, Vivo e Claro, o MetrôRio concluiu a implantação da rede de voz e dados 4G nas linhas 1, 2 e 4 para atendimento dos sistemas de transporte na capital fluminense.

Ao todo, o Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) envolveu a instalação de mais de 600 antenas e cabos nas estações e túneis, por meio de equipamento de transmissão e irradiação de radiofrequências para aumentar o alcance da cobertura do sinal de telefonia.

Com isso, os túneis, mezaninos e plataformas passaram a contar com cobertura 4G integral de telefonia móvel. Além disso, a iniciativa também compreende a implantação de mais de 30 km com conexão de fibra óptica, o que garante “melhorias na qualidade de sinal em ambiente fechado e ampliação da cobertura 4G para celular em todo o sistema metroviário“, segundo comunicado.

“Ter todo o sistema conectado, graças à parceria com as operadoras de telefonia, é um grande passo: uma comodidade importante que oferecemos aos nossos clientes,” afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

O projeto, dividido em quatro etapas, concluiu a última, que foi correspondente ao trecho da linha 4, de General Osório/Ipanema ao Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A três primeiras, funcionamento gradual desde agosto de 2020, contemplam todas as estações e trens da Linha 1, desde Uruguai/Tijuca até General Osório/Ipanema; e da Linha 2, de Pavuna a Botafogo/Coca-Cola, incluindo os trechos subterrâneos nos túneis localizados no Maracanã, Del Castilho e Maria da Graça.

O Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) da rede contou com a instalação de novas antenas, cabos, receptores e transmissores, que ao serem conectados à base de comunicação das operadoras, possibilitaram a ampliação do sinal para a telefonia móvel, tanto para ligações como para acesso à internet.

Conforme informações, a transmissão da rede 4G do MetrôRio ocorre pela passagem de cabo compartilhado pelas operadoras nas áreas subterrâneas do metrô.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários