14/05/2024

5% das estações ativadas no Brasil são de 5G SA

Esse número será alcançado com as cidades de Manaus, Belém, Macapá, Rio Branco e Porto Velho que terão o sinal ligado.

Na manhã da terça-feira (04), o superintendente de outorga e recursos à prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que depois que ocorrer a ativação do 5G SA em mais cinco capitais, que está prevista para esta quinta-feira, 06, o Brasil passa a ter 5% de suas estações rádio base (ERBs) com a nova rede.

O Gaispi, grupo responsável pela limpeza e implementação do 5G no país, liberou a ativação do sinal de 3,5 GHz nas capitais de Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).

Por interesse concorrencial, as operadoras estão iniciando a comercialidade da tecnologia assim que o uso da faixa é liberado, ligando o 5G no mesmo dia em que é liberada, mas pelo cronograma do Edital, elas têm até 28 de novembro para disponibilizar o serviço.

Conforme as regras, as operadoras são obrigadas a ligar no mínimo 1 estação radiobase para cada 100 mil habitantes. Com isso, serão ativadas no mínimo, 57 estações Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 em Rio Branco.

Entretanto, as empresas também estão indo além e instalando antenas mais do que é exigido. Atualmente, as capitais brasileiras totalizam 5.275 estações 5G SA, o que representa o dobro do mínimo estabelecido. Este total representa 5,6% das 93.159 estações do serviço móvel, de todas as tecnologias, ativas no país. Até 2025, o país deve ter 6.370 estações 5G.

“As capitais representam 24% da população brasileira. Ou seja, mais de 50 milhões de usuários podem se beneficiar do 5G puro”, observou Caram.

Nova etapa

A partir de 1º de janeiro, as operadoras já poderão iniciar a etapa de ligar o 5G em cidades com mais de 500 mil habitantes. No entanto, há a discussão da liberação da faixa em cidades com população menor, mas na região metropolitana.

“Essa questão pode ser trazida na próxima reunião do Gaispi, dia 11 de outubro”, observou o vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários