19/04/2024

Claro tem o melhor desempenho de internet móvel no Brasil, segundo a nPerf

De acordo com o levantamento, a operadora superou a Vivo, a TIM e a Oi em quase todos os critérios, especialmente em termos de velocidade.

Em mais um estudo, a Claro foi eleita a operadora com o melhor desempenho de internet móvel nos últimos dois semestres. De acordo com o levantamento de síntese do barramento nPerf referente ao primeiro e segundo semestre deste ano, a Claro superou a Vivo, TIM e Oi em quase todos os critérios.

A análise reúne 822.415 testes desde 1 de julho de 2021 até 30 de junho de 2022. O score nPerf, expresso em nPoints, oferece uma imagem global da qualidade de uma ligação. A pontuação nPerf leva em consideração a velocidade medida (2/3 download + 1/3 upload), latência e é igualmente afetado pelos testes de QoE, em partes iguais (navegação/streaming).

De acordo com a nPerf, a internet da Claro domina o seu estudo, assim como foi há um ano. A operadora era líder em quase todos os critérios, especialmente em termos de velocidade de internet, onde ofereceu aos seus clientes a melhor velocidade de download (27.35 Mb/s) nos últimos dois semestres. Em seguida vem a Vivo com velocidade média de download de 19,18 Mb/s, TIM (16,50 Mb/s) e Oi (10,60Mb/s).

Somente no tempo de resposta (latência) que a Vivo (59,54 ms) leva a melhor, deixando a Claro (61,10ms) na segunda posição. Embora a TIM (70,20 ms) se classifique em terceiro lugar, ainda tem a maior taxa de conexão de 4G. A Oi, em último lugar, não tem nenhuma vitória parcial.

No teste de navegação, se destacaram a Claro e a Vivo, onde é medido com precisão o tempo de carga dos sites web mais visitados pelos internautas brasileiros. No entanto, aqui não é considerado o YouTube, que faz parte de outro quesito.

No teste de streaming, a Claro também levou a melhor, tendo o melhor streaming vídeo no período analisado. Esse teste mede a qualidade de visualização de um vídeo no YouTube.

De acordo com a NPerf, no total, não houve muita mudança dos campeões de cada indicador em comparação ao estudos do primeiro semestre de 2021, exceto pelo destaque da Claro e Vivo no critério de navegação.

“De fato, as tendências dos últimos doze meses destacam a estabilidade da relação entre os operadores, com forte desempenho e pouca mudança de posição ao longo dos meses. Além disso, se considerarmos todos os operadores, a avaliação média dos testes considerados está aumentando, com uma pontuação cerca de 20% maior do que há um ano”, completa o estudo.

Sobre a nPerf

A nPerf é uma empresa francesa e uma das líderes mundiais em testes de velocidade e desempenho de redes de telecomunicações. A empresa usa a sua comunidade de usuários, que testam as suas conexões móveis com o aplicativo móvel nPerf. A amostra do estudo do barómetro é, assim, relativa ao conjunto de utilizadores do aplicativo no Brasil.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários