15/03/2024

Surf Tech vai implantar fibra óptica em 14 km de ferrovia da Rumo

Parceria entre as duas empresas vai beneficiar os mais de 500 municípios que são atualmente cortados pelos trilhos da empresa.

Uma rede de fibra óptica em ferrovia voltada para o 5G será implantada pela Surf Tech em parceria com a Rumo, a maior concessionária de ferrovias do país. As duas empresas se unem para um projeto que pode cobrir os 14 mil quilômetros de trilhos administrados pela concessionária, com o objetivo de levar conexão para municípios localizados nos nove estados brasileiros por onde passam a malha de trilhos.

“Esta parceria representa um marco para a infraestrutura do País e traz bons frutos a todos os envolvidos, tanto para empresas quanto para os cidadãos que serão amplamente beneficiados pela transformação proporcionada pelo 5G”, afirma o gerente executivo consultivo da Rumo, Renato Caldo.

Inicialmente, é previsto o investimento de R$ 1,5 bilhão captado via emissão de debêntures pela Surf Tech, sendo que a participação da Rumo se dá através da cessão do direito de implantação da fibra óptica na extensão da faixa de domínio de suas ferrovias.

Segundo as empresas, serão beneficiados os mais de 500 municípios que são atualmente cortados pelos trilhos da Rumo, tendo a possibilidade de ter acesso à internet com velocidade de qualidade, com uma rede projetada para a capacidade de trafegar até 1 Exabps, ou seja, cerca de um bilhão de Gbps.

Isto quer dizer que essa rede pode ser um milhão de vezes mais potente do que um cabo submarino que conecta o Brasil aos Estados Unidos.

“O ecossistema advindo da implantação do 5G no Brasil e no mundo vai muito além do que o 4G proporciona, seus benefícios são transformadores para a sociedade”, explica o fundador da Surf Tech, Yon Moreira.

Com a implementação da fibra óptica nas ferrovias da Rumo, que será conduzida pela Surf Tech, setores como logística, saúde e educação terão ganhos de capacidade e desenvolvimento através do que a conexão 5G pode proporcionar.

“Tanto a Rumo quanto a Surf Tech estão empenhadas em unir esforços para deixar um legado perene para a sociedade”, completa Renato Caldo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários