24/03/2024

Roraima é o estado com o menor número de antenas de telefonia móvel no Brasil

Segundo levantamento da Anatel, o estado e sua capital Boa Vista estão com os piores índices de quantidade e adensamento de antenas no país.

De acordo com dados levantados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o estado de Roraima e sua capital Boa Vista ocupam as últimas colocações do Brasil em ranking relacionados a quantidade e adensamento (número de antenas a cada 10.000 habitantes) de estações rádio base (ERBs) para a prestação de serviços de telefonia celular.

A Anatel identificou que Roraima possui apenas 191 antenas de telefonia móvel. Nas últimas posições do ranking também estão os estados de Amapá, com apenas 286 antenas e Acre com 307. Juntos, os estados somam menos de 800 estações rádio base.

Em relação ao adensamento, a média nacional é de 4,55 estações para cada dez mil habitantes, sendo que somente foi superada por unidades federativas como Distrito Federal (7,17), Rio de Janeiro (5,86) e Santa Catarina (5,63). Nesse quesito, o estado que possui o maior adensamento é o Maranhão (2.55), seguido justamente por Roraima, com 3,03.

No adensamento nas capitais brasileiras, a última posição também é ocupada por Roraima. Segundo índices calculados pela Anatel, Boa Vista possui apenas 3,68 antenas para cada dez mil habitantes na capital, ficando atrás de Macapá (3,95) e Fortaleza (4).

As cinco capitais que apresentaram os melhores índices de adensamentos, segundo a agência foram: Florianópolis/SC (9,68), Rio de Janeiro/RJ (7,29), Porto Alegre/RS (7,2), Brasília/DF (7,2) e Curitiba/PR (7,02).

No total, o Brasil encerrou o ano passado com 96,4 mil estações ativas, sendo que deste número, 23,1 mil antenas estão instaladas no estado de São Paulo, enquanto Minas Gerais e Rio de Janeiro possuem um pouco mais de 10 mil ERBs cada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários