06/04/2024

Prefeitura de SP não cumpre prazo para enterrar fios elétricos

Capital tem rede de 17 mil quilômetros de cabos.

Segundo matéria exibida no SPTV2, da Globo, nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de São Paulo não cumpriu o prazo de enterrar cerca de 52 quilômetros de fios elétricos expostos em postes na capital.

Foto: Reprodução Internet

As obras, que eram para ter sido encerradas em 2018, não foram concluídas até hoje, com isso, diversas ruas que já eram para estar reformadas e livre de fios, ainda têm emaranhados de fios nos postes, o que chega a ser um risco para a população.

Em 2017, o então prefeito da capital, João Doria (PSDB), apresentou o projeto “Cidade Linda Redes Aéreas” para enterrar os fios da rede elétrica e dos serviços de telefonia e TV à cabo em toda a cidade de São Paulo.

O projeto dizia que a prefeitura, a Enel e as empresas de telecomunicação enterrariam 52 quilômetros de fios, além de acabar com mais de 2 mil postes que só atrapalham a circulação dos pedestres nas ruas.

Todo o projeto está atrasado. Na região central, por exemplo, das 117 vias previstas no programa, até o momento, 14 foram concluídas.

Cinco anos depois, o nome do projeto mudou, mas quase nada foi feito. O “SP sem fios” segue sendo uma parceria da prefeitura com a AES Eletropaulo – que hoje é a Enel – e a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp).

A prefeitura de São Paulo emitiu uma nota sobre o atraso nas obras e disse “um novo cronograma do programa está em execução, mas que as empresas não são obrigadas a enterrar os cabos”.

Já a associação que representa as empresas de telecomunicação, a TelComp, disse que o “prazo para finalização das cinco regiões será redefinido em breve”.

Enquanto isso, a Enel disse que “ainda há postes porque é necessário que as empresas de telecomunicações façam o enterramento de suas redes”.

FonteG1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários