20/03/2024

11 aplicativos para melhorar a rotina de todo empreendedor

Hoje em dia o conteúdo digital voltado para a área do empreendedorismo é vasto e tem aumentado ainda mais nos últimos anos. Com a grande quantidade de empreendedores, o mercado de aplicativos com enfoque nesse público tornou-se uma grande oportunidade de negócio.

Gerenciar uma empresa já é uma tarefa difícil, imagine conciliar dois, três e até mais empreendimentos simultaneamente, que é o caso de vários brasileiros.

Muitas pessoas podem achar fácil trabalhar por conta própria, ter flexibilidade do próprio horário, controlar os rendimentos em tempo integral, ser o seu próprio chefe e várias outras vantagens e liberdades de quem é empreendedor.

Olhando pela parte boa, tudo parece ser muito mais simples do que realmente é. O trabalho do empreendedor nunca se limita a uma área específica ou determinado segmento, pois administrar um negócio requer um esforço constante em todas as partes da empresa.

É muito importante que os empresários estejam abertos às possibilidades de otimização do tempo e principalmente a delegar funções. É comum vermos gestores de grandes empresas saturados e mergulhados em funções que são uma sobrecarga desgastante.

Com a tecnologia e os aplicativos que a era digital nos oferece, tudo ficou mais fácil. Ferramentas como essas são uma possibilidade de economizar tempo e melhorar a produtividade, pois ambos fatores são muito importantes para quem é empreendedor.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de aplicativos que irão te ajudar nas funções da empresa, no gerenciamento dos negócios e nas tarefas diárias que ocupam a rotina de um empresário.

WhatsApp Business

Você deve saber que além do WhatsApp Messenger existe outra versão voltada unicamente para as empresas. O WhatsApp Business é ideal para pequenas e grandes empresas. 

O aplicativo otimiza o tempo dos empreendedores e facilita a interação com o cliente, além de disponibilizar ferramentas que permitem classificar e responder rapidamente os consumidores.

Para utilizar o WhatsApp Bussiness basta baixar o aplicativo, aceitar os termos de uso e vincular o telefone comercial de sua empresa, permitindo o acesso aos arquivos e contatos.

Uma das sugestões iniciais é configurar todas as informações possíveis, desde endereço, mapa do seu negócio, horário de funcionamento e até mesmo endereço de e-mail ou site da empresa.

Hoje em dia as pessoas buscam um contato direto, transparente e digital com as empresas, sendo imprescindível a criação dos sites. Além disso, o uso do e-commerce tem sido um grande diferencial no aumento da lucratividade dos negócios.

Com o valor dos serviços de hospedagem de sites e domínios cada vez mais acessíveis tudo fica ainda mais fácil para criar um site. Para isso, basta contratar um serviço de hospedagem e registrar um domínio disponível.

Empresas que possuem sites e geram conteúdo digital possuem mais credibilidade no mercado e abrem um leque de possibilidades nos negócios.

Ted

Você com certeza já ouviu falar sobre alguma palestra dos eventos Ted. Com o sucesso desses eventos, essas palestras tomaram uma proporção muito maior e hoje a instituição possui também um aplicativo.

Eles contam com palestras para os mais diversos assuntos do mundo e da atualidade, inclusive relacionados ao tema empreendedorismo. O aplicativo reúne todas essas palestras por meio de uma plataforma muito simples e prática.

O Ted App é muito mais do que um simples aplicativo, mas sim uma plataforma ampla de conhecimento. Para quem é empreendedor, a busca por conhecimento e informação deve ser contínua, pois sempre haverá novidades e inovações independente do mercado.

Além disso, uma vantagem do aplicativo é poder baixar os vídeos para assistir offline.

Slack

Assim como as plataformas de e-mail, o Slack possibilita aos usuários trocar informações, arquivos, imagens e todos os outros conteúdos tradicionais. A grande diferença é que o app funciona como uma rede social, onde as empresas podem integrar as conversas de forma simples e com fácil acesso.

O Slack organiza e estrutura de forma mais acessível as conversas e possui ferramentas de comunicação direta com os clientes e fornecedores. Além disso, o aplicativo possibilita a criação de canais de comunicação, conversas grupais, privadas e integração com outros aplicativos como Google Drive e Trello.

Trello

Esse talvez seja o aplicativo mais utilizado entre os empreendedores que prezam pela organização. Isso porque o Trello te possibilita organizar basicamente tudo, em todos os segmentos da vida, desde a lista do supermercado até grandes projetos de negócios.

Para os microempreendedores que sonham com projetos maiores ou estão trabalhando nisso, esse aplicativo será um grande aliado na estruturação das ideias. Se o projeto não for individual, o Trello possibilita a utilização em grupo, ou seja, você pode se conectar com outras pessoas em um mesmo projeto.

A interface do Trello é marcada por “Boards” que são caracterizados por ter várias colunas de listas conhecidas como “cards”, onde você pode registrar desde ideias, planos e  tópicos mais específicos.

Dentro desses cartões também é possível adicionar vídeos, fotos, links e até mesmo estipular prazos e acompanhar o status das atividades. Tudo isso acontece por meio de um layout dinâmico e versátil, no qual você consegue movimentar os cards horizontalmente e realizar todas essas atividades de forma muito dinâmica.

Se interessou pelo aplicativo? O Trello App está disponível para download no Android e iPhone (iOS), possui versão gratuita e paga.

VIU ISSO?

–> Brasil despenca em ranking de viabilidade digital para empresas

–> Oi oferece mentoria gratuita de empreendedorismo para mulheres

–> TIM oferece cursos on-line gratuitos de férias

Google Drive

Quem nunca precisou de um espaço de armazenamento extra no celular? O Google Drive é um serviço de disco virtual lançado pelo Google em 2012 e que se tornou uma ferramenta indispensável para alguns empreendedores.

O aplicativo permite armazenar arquivos na nuvem do Google e oferece um espaço de até 15GB gratuitos para os usuários. Além disso, a ferramenta possibilita a sincronização com outras plataformas e aplicativos, como o Gmail e o Google+.

O app facilita o acesso remoto de arquivos e conteúdos, viabilizando o trabalho colaborativo à distância, além de liberar espaço na memória do celular.

Outra grande vantagem do aplicativo são as funcionalidades integradas do Google, como o Google Docs, planilhas, slides, formulários e várias outras que são disponibilizadas para todos os usuários do Google.

Por meio do Google Drive você consegue compartilhar arquivos que são restritos, gerando links de acesso ou permissão mediante convite. Com isso, é possível trabalhar em equipes em tempo real e editar arquivos em conjunto com outras pessoas.

Canva

É quase impossível não relacionar as redes sociais aos negócios ultimamente. Isso porque o engajamento nas mídias digitais é um grande fator determinante para o sucesso das marcas hoje em dia.

O Canva é um aplicativo voltado para edição de fotos e criação de conteúdos visuais para a web de forma geral. Por meio dele é possível criar layouts, imagens, apresentações e até mesmo vídeos.

Assim como a criação dos sites é essencial para o engajamento das marcas, é muito importante se dedicar no conteúdo digital que será postado nesses meios de comunicação.

Muito mais do que investir em planos de hospedagem, é necessário também inovação e qualidade de conteúdos visuais que alimentarão não só os sites como as redes sociais.

Por meio do Canva, você consegue personalizar os conteúdos e formatá-los de acordo com a plataforma em que irá postar. O aplicativo está disponível na versão paga e gratuita para Android e iOS.

Buffer

Agora que já falamos sobre a importância das redes sociais e da era digital para os negócios, esse aplicativo irá te ajudar a administrar todos esses canais de forma muito mais prática e organizada.

O Buffer é um app voltado para gerenciamento das redes sociais que facilita muito a vida de quem é empreendedor e comprometido com a mídia digital. Por meio desse aplicativo você consegue agendar suas postagens, o que pode gerar no cliente maior engajamento pela conexão constante nas redes.

Além disso, é possível analisar os impactos e o alcance das suas publicações. Na versão paga, essas informações aparecem de forma ainda mais específica e detalhada.

Quer poupar tempo e ao mesmo tempo aumentar a conexão com os clientes? Basta baixar o Buffer e criar uma conta no aplicativo, em seguida cadastre todas as redes sociais de seu negócio e comece a usar.

Forest

A procrastinação é um dos problemas mais comuns entre as pessoas hoje em dia e afeta intensamente o rendimento e a produtividade de qualquer pessoa. Você já deve ter acumulado algumas tarefas e metas durante um dia, adiado para outros dias e assim sucessivamente.

O ato de procrastinar pode ser um dos piores pesadelos para quem possui um negócio e gerencia uma empresa. Pensando nisso, o aplicativo Forest foi criado para aqueles que perdem muito tempo no celular e costumam atrasar as tarefas por conta disso.

O Forest App funciona basicamente como um jogo, onde o objetivo da pessoa é fazer com que as plantas cresçam. Para isso, é necessário que o usuário não mexa no celular por um determinado tempo, que pode ser estipulado pelo próprio jogador.

A grande sacada do App é justamente manter as pessoas longe do celular, pois quanto menos elas utilizarem o aparelho mais as plantas irão crescer e mais rápido os objetivos serão alcançados.

Manter o foco pode ser um grande desafio em meio a um mundo com tantas distrações digitais. Quando o jogador acessa o telefone antes do tempo estipulado ele acaba perdendo todo o progresso e a planta morre. 

Em algumas configurações mais avançadas, o aplicativo também pode tocar músicas indesejadas quando o jogador falha.

O Forest está disponível para download no iPhone (iOS) e Android, na versão paga e gratuita.

Guia Bolso

Ter controle sobre as finanças pessoais já é de grande valor para a vida financeira do cidadão comum, quando se trata de empreendedores isso se torna ainda mais importante.

O aplicativo Guia Bolso te permite acompanhar a evolução pontual dos seus lucros, gastos e o desempenho do seu patrimônio atual. Por meio da sincronização bancária você ainda consegue acompanhar a fatura dos seus cartões todo mês e listar todos os seus gastos.

Com uma interface bem intuitiva, o aplicativo possui ferramentas que possibilitam a criação de gráficos de desempenho e categorizar despesas. Além disso, você pode estabelecer metas e objetivos futuros que o app te mostra quanto falta para alcançá-lo, estimulando ainda mais o foco.

O Guia Bolso é uma ótima opção para quem busca um aplicativo simples e de fácil acesso, basta se cadastrar, sincronizar as contas bancárias e aproveitar as ferramentas que a plataforma oferece.

Google Meu Negócio

Apesar da grande quantidade de aplicativos voltados aos negócios, o Google se destaca novamente com suas inúmeras inovações.

No Google Meu Negócio você aumenta as chances de potenciais clientes entrarem em contato com sua empresa. Isso porque o aplicativo fornece informações sobre as empresas cadastradas com maior facilidade.

Para os empreendimentos locais, ele se torna ainda mais importante. Estar em evidência nas pesquisas do Google é um grande diferencial para o crescimento dos negócios, visto que a grande parte da população costuma pesquisar sobre os produtos na internet antes de tudo.

Para registrar a sua empresa basta baixar o aplicativo, preencher o formulário com as informações da empresa e seguir as instruções para confirmação.

Outra funcionalidade disponibilizada pelo Google Meu Negócio é a criação de sites. Para empresas menores que ainda não possuem um site, o app disponibiliza a configuração de temas, customização do URL e muito mais.

Tudo isso é feito de forma muito simples pela plataforma, o que torna tudo mais acessível para empresas que não possuem muita experiência na área. Entretanto, os sites criados são bastante limitados, sem muitos recursos que integram às redes sociais e poucas possibilidades de personalização.

Para quem busca maior alcance e credibilidade da marca, é importante considerar a compra de pacotes de hospedagem de sites e domínio para criação de sites mais completos e que atendam a sua empresa de uma forma melhor.

Zen app

Para quem está inserido no mundo corporativo e possui um negócio, é essencial cuidar da saúde mental e controlar o estresse diário.

Hoje em dia o número de pessoas que desenvolvem a síndrome de Burnout em decorrência do trabalho tem aumentado de forma significativa. Além disso, o transtorno de ansiedade é um problema que atinge a maioria dos brasileiros atualmente.

O Zen App é um aplicativo que traz recursos para quem está iniciando na meditação e busca melhorar a qualidade de vida de alguma forma. A meditação guiada pode ser uma forte aliada para quem tem dificuldade em meditar por conta própria e manter o foco na respiração.

O aplicativo disponibiliza meditações direcionadas para diferentes objetivos, desde práticas guiadas para o sono, estresse, aumentar a concentração e foco. Ou seja, tudo que um empreendedor busca nos dias de hoje.

O app está disponível para iOS e Android na versão gratuita e paga.

Conclusão

Esses são apenas alguns dos diversos aplicativos disponíveis no mercado que facilitam a vida dos empreendedores e melhoram os negócios. Busque sempre estar antenado para as novas plataformas e aproveite o melhor que todas elas têm a oferecer.

Com o avanço tecnológico em constante evolução, as possibilidades de praticidade são inúmeras e a rotina dos empreendedores podem ser muito mais leves com os recursos oferecidos.

Por fim, é essencial que todo empreendedor procure se manter a par das novas tendências de mercado, pois obter novos conhecimentos de ferramentas, técnicas e práticas é primordial para o desenvolvimento da sua empresa. Se você busca investir nessas novas tendências e impulsionar seus negócios, considere também obter um empréstimo empresarial através da contratação de uma linha de crédito, pois esse pode ser o primeiro passo para o sucesso do seu negócio.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários