23/03/2024

Vodafone e Orange expandem acordo de compartilhamento de rede

Acordo beneficiará a expansão do 5G na Espanha, além de fortalecer a capacidade de ambas as companhias no mercado.


Vodafone e Orange assinaram recentemente um acordo de compartilhamento de rede na Espanha, que abrange redes fixas e móveis, incluindo a infraestrutura 5G. A Vodafone já conta com parcerias similares com outras empresas, como a Telecom Italia, dona da TIM, e com a Telefónica, dona da Vivo.


Vodafone e Orange declaram que o acordo é projetado para fortalecer as ofertas anteriores cobrindo infra-estrutura passiva em todo o país e infra-estrutura ativa em cidades menores e para permitir o lançamento mais rápido de 5G em uma área geográfica mais ampla. O objetivo é estabelecer um modelo de investimento economicamente mais eficiente para a futura implantação de rede.


Os termos do novo acordo permitem o compartilhamento de rede ativa (incluindo tanto a rede de acesso de rádio e backhaul de alta velocidade) em cidades com populações de até 175.000 pessoas, enquanto que o acordo anterior só permitiu a partilha em cidades de entre 1.000 e 25.000 pessoas. Dois terços da população espanhola agora serão cobertos pelo acordo de rede compartilhada da Vodafone e da Orange. Ao todo 14.800 sites serão compartilhados em comparação com 5.600 compartilhados hoje.

VIU ISSO?

O primeiro acordo de compartilhamento de rede entre Vodafone e Orange foi assinado em 2006, e renovado em 2012 e 2016. O novo acordo solidifica a parceria entre as companhias e de quebra acelera o desenvolvimento do 5G na Espanha. 

O acordo também permitirá que a Vodafone ofereça aos seus clientes acesso banda larga e outros serviços fixo na rede doméstica de fibra (FTTH) da Orange. 

Mesmo com o acordo, Vodafone e Orange continuarão operando de forma independente na maioria das cidades. Eles também vão manter a gestão separada de seus direitos de espectro, a gestão de seu desempenho de rede, o controle e funcionalidade de suas respectivas redes de núcleo, bem como o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários