20/04/2024

MPT processa Oi e Tel Telemática em R$ 20 milhões

O motivo do processo, movido na Bahia, são as irregularidades trabalhistas promovidas ao longo dos anos.


Ministério Público do Trabalho (MPT) está movendo uma ação civil pública contra a operadora Oi e a empresa de serviços de telemarketing Tel Telemática. O motivo: as companhias praticaram em conjunto irregularidades trabalhistas ao longo dos anos.

A ação foi movida na pela 1ª Vara do Trabalho de Itabuna, município do sul do estado da Bahia, local que mantém a filial da Tel Telemática, empresa que teve seus serviços contratados pela Oi.


O autor da ação é o procurador Ilan Fonseca. Além da correção das irregularidades trabalhistas, o MPT deseja que as empresas paguem uma indenização de R$ 20 milhões.

O inquérito teve origem a partir de reclamações dos colabores da Tel Telemática. Dentre as denúncias estão pressão psicológica, em relação a entrega de resultados e resolução das reclamações dos clientes da operadora Oi.

VIU ISSO?


O nível de estresse era tanto que os supervisores cronometravam o tempo de cada ligação e o intervalo entre uma e outra ligação era de poucos segundos. Até o tempo de permanência no banheiro era controlado

A Tel Telemática já tem casos parecidos. Em 2017, após uma inspeção auditores-fiscais do trabalho da Gerencia Regional do Trabalho de Ilhéus, a companhia chegou a ser interditada, pela não concessão do descanso semanal de seus colaboradores e a inexistência de banco de horas.
No mês passado seria realizada a primeira audiência sobre o caso, porém foi desmarcado. “O meio ambiente de trabalho na unidade da Tel Telemática é degradado e são registrados muitos afastamentos por doenças ocupacionais e denúncias de assédio moral. Cada dia que passamos sem que a empresa seja obrigada a corrigir essas práticas representa risco de mais pessoas serem vitimadas”, diz o procurador Ilan Fonseca.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários