Janeiro: TIM foi a que mais perdeu clientes; Vivo a que mais ganhou

COMPARTILHAR:

Setor de telefonia móvel começou o ano registrando mais de 229 milhões de linhas ativas; mas sofreu queda de 0,2% na comparação com o final do ano passado.



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o número de clientes de cada operadora de telefonia móvel do Brasil durante o mês de janeiro. No primeiro mês do ano, a Vivo se destacou ao adicionar 79.499 usuários na base de clientes dela. Por outro lado, a TIM foi a empresa com o pior desempenho ao desativar um total de 174.019 linhas de celular.

Juntas com a Vivo, as empresas com desempenho positivo em número de adições líquidas em janeiro foram Nextel (49.772) e Datora (6.500). A Datora é uma operadora móvel virtual (MVNO) focada na prestação de serviços para empresas. Atua no país em parceria com a Vodafone.



Além da TIM, outras empresas de telefonia móvel também perderam clientes. Estamos falando da Oi (-32.108), Algar Telecom (-4.916), Claro (-4.427) e Sercomtel (-763). A Algar Telecom, aliás, passou vários meses sem relatar o número de clientes móveis da empresa para a Anatel. De julho de 2018 (último mês relatado) até janeiro de 2019 (quando houve a atualização das informações), a Algar perdeu mais de 15 mil usuários.

Veja no gráfico abaixo a quantidade de clientes que cada empresa ganhou ou perdeu durante os 31 dias de janeiro de 2019:


Com essa nova atualização de dados do setor de telefonia celular, a Vivo se consolida na liderança ao ser dona da maior fatia de mercado: 32%. A operadora do grupo espanhol Telefónica é seguida de longe pela mexicana Claro (24,6%), pela italiana TIM (24,3%), pela brasileira Oi (16,4%) e pela até então norte-americana Nextel (1,5%).
As barras horizontais a seguir representam a quantidade de clientes que cada uma das empresas de telefonia móvel atuantes no Brasil possuem:


Se você acompanha o quadro “Mico e Destaque do Mês” do Minha Operadora, deve saber que, para sermos justos, consideramos como Destaque a empresa que apresentou o maior crescimento percentual da própria base de clientes, e elegemos como Mico a prestadora com o menor crescimento percentual de base.

Por isso, apesar de em números a TIM ter perdido e a Vivo ter ganhado mais clientes, percebemos que a Datora obteve um impacto mais relevante de crescimento e a Algar Telecom sofreu um impacto negativo maior na base de usuários do que todas as outras concorrentes.

  1. Datora (aumentou a base em 1,63%) => DESTAQUE
  2. Nextel (+1,50%)
  3. Vivo (0,10%)
  4. Claro (0%)
  5. Oi (-0,08%)
  6. TIM (-0,31%)
  7. Algar Telecom (diminuiu a base em -0,38%) -> MICO

O segmento de telefonia celular brasileiro fechou o mês de janeiro com 229.146.599 acessos ativos, queda de 0,02% em relação ao mês anterior.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
39 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários