terça-feira, 26 de março de 2019

Janeiro: TIM foi a que mais perdeu clientes; Vivo a que mais ganhou

Setor de telefonia móvel começou o ano registrando mais de 229 milhões de linhas ativas; mas sofreu queda de 0,2% na comparação com o final do ano passado.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o número de clientes de cada operadora de telefonia móvel do Brasil durante o mês de janeiro. No primeiro mês do ano, a Vivo se destacou ao adicionar 79.499 usuários na base de clientes dela. Por outro lado, a TIM foi a empresa com o pior desempenho ao desativar um total de 174.019 linhas de celular.

Juntas com a Vivo, as empresas com desempenho positivo em número de adições líquidas em janeiro foram Nextel (49.772) e Datora (6.500). A Datora é uma operadora móvel virtual (MVNO) focada na prestação de serviços para empresas. Atua no país em parceria com a Vodafone.




Além da TIM, outras empresas de telefonia móvel também perderam clientes. Estamos falando da Oi (-32.108), Algar Telecom (-4.916), Claro (-4.427) e Sercomtel (-763). A Algar Telecom, aliás, passou vários meses sem relatar o número de clientes móveis da empresa para a Anatel. De julho de 2018 (último mês relatado) até janeiro de 2019 (quando houve a atualização das informações), a Algar perdeu mais de 15 mil usuários.

Veja no gráfico abaixo a quantidade de clientes que cada empresa ganhou ou perdeu durante os 31 dias de janeiro de 2019:


Com essa nova atualização de dados do setor de telefonia celular, a Vivo se consolida na liderança ao ser dona da maior fatia de mercado: 32%. A operadora do grupo espanhol Telefónica é seguida de longe pela mexicana Claro (24,6%), pela italiana TIM (24,3%), pela brasileira Oi (16,4%) e pela até então norte-americana Nextel (1,5%).
As barras horizontais a seguir representam a quantidade de clientes que cada uma das empresas de telefonia móvel atuantes no Brasil possuem:


Se você acompanha o quadro "Mico e Destaque do Mês" do Minha Operadora, deve saber que, para sermos justos, consideramos como Destaque a empresa que apresentou o maior crescimento percentual da própria base de clientes, e elegemos como Mico a prestadora com o menor crescimento percentual de base.

Por isso, apesar de em números a TIM ter perdido e a Vivo ter ganhado mais clientes, percebemos que a Datora obteve um impacto mais relevante de crescimento e a Algar Telecom sofreu um impacto negativo maior na base de usuários do que todas as outras concorrentes.

  1. Datora (aumentou a base em 1,63%) => DESTAQUE
  2. Nextel (+1,50%)
  3. Vivo (0,10%)
  4. Claro (0%)
  5. Oi (-0,08%)
  6. TIM (-0,31%)
  7. Algar Telecom (diminuiu a base em -0,38%) -> MICO

O segmento de telefonia celular brasileiro fechou o mês de janeiro com 229.146.599 acessos ativos, queda de 0,02% em relação ao mês anterior.


38 comentários:

  1. Um dia eu já fui cliente TIM e migrei definitivamente de operadora, porque não aguentava mais a TIM inserir SVA na minha linha sem minha autorização. Sendo que de 15 em 15 dias tinha que abrir o Meu TIM e verificar o que estava sendo cobrado indevidamente e ligar na central da empresa para falar que nunca pedi tal serviço e cessar tais cobranças indevidas. Logo acabei vencido pelo desgaste, sendo obrigado a cancelar a linha e procurar outra empresa de telefonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo acontecia a mesma coisa , aí eu liguei lá a última vez e disse se ficar me cobrando novamente , eu ia trocar de operadora até agora já faz 3 meses e não me cobraram mais nada , mais sempre dou uma olhada

      Excluir
  2. Não sabia que a Tim roubava. Será mais que a Vivo?

    ResponderExcluir
  3. Sai da TIM por causa disso... cobrança indevida...fui pra Claro e estou satisfeito

    ResponderExcluir
  4. Difícil saber quais delas lesam mais seus clientes! Kkkk..como não temos um órgão sério a nosso favor, essas operadoras deitam e rolam em cima de nós..

    ResponderExcluir
  5. É difícil entender por que a VIVO continua a aumentar seus clientes com essa crise, pois é a operadora mais cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Porque a Vivo investe mais em cobertura do que as outras operadoras, como ja divulgado aqui neste site.

      Excluir
    3. Realmente e de qualidade é uma bosta e de velocidade piorou ainda!

      Excluir
  6. A Claro e tim são as melhores operadoras no 4g.

    ResponderExcluir
  7. A Tim enche a paciência de qualquer um enviando mensagens de texto e na tela do celular oferendo serviços, solicitando recarga quando a anterior ainda não venceu. Debita do crédito com serviços não solicitados, percebemos quando o crédito acaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos é mensagem de texto, a Vivo me atormenta com ligações insistentes oferecendo um plano ridículo

      Excluir
  8. A Tim sempre manda SMS de promoção, aparece na tela SVA, erros de serviços debitado na conta e credito, tbm cansei já faz tempo que não uso Tim. Essas mensagens não tem limites e todo dia manda e erros grotescos de cobrança.

    ResponderExcluir
  9. Em termos de preço no plano controle, a diferença não é expressiva. Um plano controle da Claro com 3 GB sai por 44,99 e o da Vivo sai a 49,99 na maioria das regiões. Na Tim você tem o mesmo valor de 49,99 com 7 GB e uma série de apps ilimitados (Com fidelização). Na Oi você tem por 54,99 12 GB de Internet.

    Os preços são parecidos, mas há muito mais benefícios em Tim e Oi. Claro e Vivo estão com o plano básico controle quase idêntico. A Claro precisa aumentar muito a franquia de dados se quiser captar clientes da Vivo.

    No pré pago e no pós indiscutivelmente a Vivo é a mais cara e com menos benefícios nos planos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os preços só podem ser comparados se as ofertas serem iguais. Pelo que você mostrou há uma diferença enorme nos preços, compara quanto cada operadora cobra por 12 GB.

      Excluir
  10. O plano controle em questão na vivo só permite ligações ilimitadas locais , já na claro permite pra qualquer região do Brasil ligações ilimitadas..é nisso que a Vivo perde! Fica regulando migalhas e não torna seus planos ilimitados local e ddd como as demais operadoras..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So se for no seu DDD porque aqui no DDD 62 o plano vivo controle de R$ 49,90 possui ligação para qualquer operadora e em qualquer DDD.

      Excluir
  11. Não adianta, a vivo e a mais cara no entanto funciona e funciona em todos os lugares. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversa viajei para a Bahia a torre era perto da casa da minha sogra foi um fiasco de merda de sinal.

      Excluir
  12. É até engraçado ver Tim e Claro se degladiando e cada vez mais longe da Vivo....

    ResponderExcluir
  13. Tenho Claro pós há anos e não tenho o que reclamar! 4G ótimo!

    ResponderExcluir
  14. Vejo sempre o pessoal comentando falando q a vivo pega em qualquer lugar,isso nao e verdade,sou produtor rural e sempre estou longe da cidade,tem lugares q a vivo nao pega nao e sao muitos.O q acontece é ! A vivo tem o sinal melhor q as outras mas ela nao é perfeita nao,esse negocio de falar q ela pega em qualquer lugar nao e verdade,inclusive em lugares altos as vezes nao pega.Eu tenho vivo a um bom tempo e sei das suas falhas.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Vivo é sem dúvida a melhor operadora do Brasil, se estamos no meio da floresta, lá está ela, se estamos em alto-mar, lá está ela... Já tentei sair da Vivo várias vezes, mas infelizmente é a única que funciona em qualquer lugar desse país. Melhor que ela talvez só a Vodafone quando vier pra o Brasil

    ResponderExcluir
  17. TIM Antes do carnaval ele está com problemas em varios estados do Brasil.

    vamos lá Problemas Rede ocupada, ligação cair , ligação não completa, serviço só na rede 2g internet lenta, Operadora tim é muito inresponsavel agente liga para o sac o sac informa que esta tudo ok porem não esta e outra vc vai na loja ate os funcionarios estão sem rede lamentavel .......

    hoje eu tenho Oi e claro





    ResponderExcluir
  18. Nosso amigo ai de cima disse q a vivo funciona ate na floresta,nao funciona nao,depende de onde esta a floresta,pois como eu disse no outro comentario,tem varios lugares q eu estou q ela nao pega nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por esse motivo que a Vivo domina todo o Norte do Brasil, justamente por conta da melhor cobertura, atualmente moro no Sul do pais, e a Vivo aqui pega em todas as Cidades do Rio Grande do Sul, a Única que funciona em todo o Estado, assim como no Norte, no Nordeste a Vivo me atendeu muito bem também, seu único problema são os preços dos planos que são realmente Salgado.

      Excluir
    2. Ja em santa catarina a tim cobre todo o estado, e a vivo perde até pra claro, no parana mesma coisa

      Excluir
  19. A internet da vivo deixa muito a desejar.. principalmente a 3G..muito lenta! A claro é muito melhor! Tenho as duas por isso posso comparar!

    ResponderExcluir
  20. Sou cliente da vivo tim e claro das tres a tim tem o melhor sinal e a vivo so e boa de sinal dentro da cidade sai pra zona rural ou pra algumas rodovias ela nao consegue cobrir todos os lugares tem muito lugar que nao pega a vivo so a tim e claro e pra internet a 3 g da vivo nao presta e lenta parece 2 g enquanto a claro chega a 10 megas

    ResponderExcluir
  21. A melhor Internet é aquela que pega aonde vc mora e aonde vc trabalha e que seja a mais barata.
    Tinha Vivo, Claro, Tim e OI e como eu moro em Vitória ES fiquei coma a que me serve neste quesito que é a OI.

    ResponderExcluir
  22. Uso vivo mais o 3G é horrível e muito lento, meu desejo ainda é trocar pra claro que o 3G bate 10 megas

    ResponderExcluir

Ao deixar a sua opinião no Minha Operadora você concorda em respeitar o nosso Código de Conduta.