18/04/2024

Intel e Qualcomm estão trabalhando em módulos 5G para computadores

A previsão é que os primeiros dispositivos com esses módulos cheguem ao mercado em 2020.


Durante o MWC, Intel e a Qualcomm mostraram seus primeiros modems 5G voltados para desktops e notebooks. A conexão com o dispositivo é feita através do slot M.2, que também costuma ser utilizado para a instalação de unidades de armazenamento de estado sólido (SSD).  


No caso da Intel este modem chegará ao mercado através do seu parceiro Fibocom e ao módulo M.2 FG100 , baseado no modem Intel XMM8160 5G.

De acordo com imagens divulgadas pelo site pelos Anandtech , é possível ver que o FG100 vem com o conector M.2 clássico, mas com um formato ligeiramente mais amplo que os módulos comuns de 30mm. O modem suporta as redes SA e NSA, dando conta tanto das bandas de espectro mmWave e sub-6GHz.



Com a Qualcomm são dois parceiros: Quectel e Telit; no caso da Quectel, é um modem BGA, enquanto a Telit mostrou dois módulos diferentes, 5G, FM980 e FM980m , ambos com o mesmo formato M.2 , mas com tamanhos ligeiramente diferentes.

Estes modems 5G são baseados na plataforma Snapdragon X55, o mesmo que a Qualcomm oferece para os fabricantes de smartphones que queiram contar com conexão 5G em seus modelos. Ainda não há previsão de lançamento no mercado.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários