18/03/2024

Cuidado: estão se passando pela Anatel para clonagem de dados

Fique atento, estão se passando pela Anatel através de links enviados por WhatsApp e SMS.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alerta os usuários para o fato de que não entra em contato para atestar a qualidade de ligações telefônicas ou outros aspectos dos serviços de telecomunicações. O consumidor deve ficar atento se alguém entrar em contato se passando por servidor da Anatel, pois pode ser uma tentativa de roubo ou clonagem de dados.


A agência diz que não envia links por WhatsApp ou por SMS e também não dá prêmios. A Agência alerta todos os consumidores para que não forneçam informações pessoais. A vítima pode registrar a tentativa de fraude à Polícia, para que as providências sejam tomadas.

Em maio de 2005, a Anatel criou o Grupo Executivo Antifraude de Telecomunicações (GEAFT), do qual participam, além da Agência, representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações. Cabe ao Grupo propor ações a serem tomadas em conjunto no sentido de prevenir, diminuir ou extinguir a prática de fraudes contra a prestação dos serviços de telecomunicações.

VIU ISSO?



Em 2017 uma pesquisa da Serasa Experian indicou que o setor de telefonia é mais afetado por tentativas de fraude. Em janeiro daquele ano foram registrados 782.244 tentativas de fraude no Brasil. Desse montante 301.956 tentativas – 38,6%, foram voltadas ao setor de telefonia.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários