27/03/2024

AT&T remarca 4G como 5G E e cria enorme confusão

Ícone 5G E está aparecendo para clientes da AT&T, mas não se trata do 5G real. Entenda essa jogada de marketing.

A AT&T, maior empresa de telecomunicações do mundo e segunda em telefonia móvel, colocou em prática uma jogada de marketing no mínimo estranha. Em algumas regiões os smartphones de seus clientes terão um ícone de rede intitulado 5G E, mas que nada tem a ver realmente com a quinta geração móvel, é apenas uma remarcação do 4G LTE.

Evidentemente a companhia desferiu um discurso marqueteiro para explicar tal alteração. Em comunicado a AT&T afirmou que o 5G E, ou 5G Evolution, é o primeiro passo na estrada para o 5G, e que as melhorias em sua rede já estão permitindo velocidades mais rápidas no 4G LTE existente. Um blá blá blá para justificar uma pura e simples mudança comercial, que não tem nada a ver com normas técnicas do 5G.


Esse tipo de jogada não é novidade no mercado de telecomunicações. Um exemplo parecido acontece com o 4.5G, que as operadoras reforçam com cada vez mais veemência. De acordo com Leonardo Capdeville, CTO da TIM, a tecnologia 4.5G é mais um posicionamento de marketing, uma forma de nomear as melhorias que as operadoras estão promovendo em suas redes 4G, mas não é um novo padrão técnico, um salto de gerações, como foi do 3G para o 4G, e de como será do 4G para o 5G. 
No caso do 5G E, da AT&T, é basicamente o mesmo viés. Essa nomenclatura é usada para descrever seus avanços. A operadora explica que entre as melhorias estão o uso do arranjo 4X4 MIMO, ampliando o número de antenas melhorando a captação do sinal e velocidade, e da técnica 256-QAM, o que garante mais dados sejam transferidos de uma só vez.

VIU ISSO?


Além do 5G E, a AT&T irá trabalhar com outros dois padrões, o 5G, o convencional, e real, trabalhando em sub-6, e o 5G+, que será adotado em áreas em que a tecnologia trabalha em ondas milimétricas. 
A verdadeira rede 5G da AT&T já está ativa em 12 cidades dos Estados Unidos. Porém, até por questões de falta de smartphones compatíveis, a rede está funcionamento apenas com um hotspot específico, que é vendido em conjunto, o Nighthawk 5G, da Netgear.
De acordo com resultados postados no fórum Reddit o desempenho não é nada impressionante. Um usuário de Indianópolis postou uma imagem mostrando o resultado do teste de velocidade, alcançando 194.88 Mb, sendo que na mesma região o 4G da AT&T alcançou 187.44 Mb

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários