19/04/2024

Banda larga brasileira ocupa 65º lugar no ranking de velocidade

São Paulo é a cidade mais rápida do país em banda larga fixa.


O Brasil está ocupando o 65º lugar no ranking mundial de velocidade média de download em banda larga fixa, entre a Índia e a Macedônia, com 23,64Mbps, segundo estudos do Speedtest, divulgado na última segunda-feira (19) pela Ookla.


Apesar da colocação ruim, o relatório do Speedtest enfatiza que os investimentos em fibra (FTTH) nas maiores cidades brasileiras pelas principais TIM Live e Vivo mostram que a banda larga fixa é uma indústria em crescimento no Brasil.


No ranking de velocidade média de upload em banda larga fixa, o Brasil ocupa o 74º lugar no mundo, entre a Croácia e a Arábia Saudita, com 10,57Mbps.

Analisando os dados do segundo e terceiro trimestre de 2018 de mais de 31 milhões de testes, a NET Virtua é o provedor mais rápido do Brasil, com um Speed Score de 30,73. 

A TIM Live é o segundo, com um Speed Score de 29,99. Vivo e Oi, que fornecem serviços móveis e de banda larga, estão em terceiro e quarto lugar, com 25,84 e 7,05, respectivamente.

Velocidades regionais


Como costuma ser em países com uma vasta extensão geográfica, as maiores velocidades de banda larga fixa no Brasil são encontradas geralmente nas áreas mais densamente povoadas, enquanto o resto do país fica para trás. 

Entre os estados, o Distrito Federal tem a maior velocidade média de download em banda larga fixa. O estado do Rio de Janeiro é o segundo, seguido pelos estados do Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará.

Assim como ocorre com a rede móvel, a região Norte abriga três dos cinco estados brasileiros com a menor velocidade de download em banda larga fixa: Amapá, Roraima e Rondônia. A Região Nordeste contém os outros dois: Maranhão e Alagoas.


Entre as cidades, São Paulo é a mais populosa do Brasil e a mais rápida do país para banda larga fixa, com velocidade média de download de 36,54 Mbps. Das nove cidades restantes, Curitiba e Porto Alegre empataram em segundo lugar.

Brasília ocupa o quarto lugar, com uma velocidade de download de 29,27 Mbps, e o Recife ocupa a décima posição, com uma velocidade média de download de 19,85 Mbps em banda larga fixa.

A NET Virtua se destaca entre as demais em termos de banda larga fixa, com as maiores Speed Scores em sete das 10 cidades que foram analisadas e empatando em duas cidades adicionais. A Copel vence em uma cidade e a Vivo empata em uma.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários