22/04/2024

Fabricante usa rede da Vivo para conectar elevadores à plataforma

Atlas Schindler utiliza solução tecnológica para realizar manutenção preditiva, comunicação e telealarme em elevadores, escadas e esteiras rolantes.


A Internet das Coisas (IoT) está entrando aos poucos no cotidiano dos brasileiros. Agora, ela já faz parte até do funcionamento de elevadores e escadas rolantes. A fabricante Altas Schindler revelou que instalou os primeiros 50 equipamentos conectados.


Esses equipamentos utilizam solução tecnológica de manutenção preditiva, comunicação e telealarme. A empresa informou que a conexão desses aparelhos é suportada pela rede da Vivo.


Conforme a fabricante, os novos elevadores são compatíveis com um computador de bordo conectado por simcard a uma nuvem. O software Predix, da GE, é utilizado para antecipar a possibilidade de falhas. 

Os elevadores também se comunicam com técnicos de todo o Brasil. A própria plataforma envia mensagens aos 3 mil técnicos em campo. 

As mensagens disparadas podem ser tanto uma ordem de atendimento imediato, por uma emergência, como podem indicar que o equipamento precisa ser incluído nas visitas do mês.


Os três mil técnicos da empresa contam com iPhones que possuem aplicativo específico para a manutenção dos equipamentos.

A plataforma também pode conter um sistema de comunicação com o responsável pelos elevadores, escadas rolantes, como zeladores e síndicos.

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de reduzir os custos de manutenção e o tempo em que os equipamentos ficam parados.

Do sistema também surgiu a ideia para um negócio paralelo: as portas dos elevadores poderão ser transformadas em telas para a divulgação de avisos e para venda para publicidade. 

Algo semelhante deverá ser aplicado às laterais de escadas e esteiras rolantes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários