InícioNotíciasEUA definem velocidade mínima de 10 Mbps na internet móvel

EUA definem velocidade mínima de 10 Mbps na internet móvel

Internet fixa precisa ter pelo menos 25 Mega de velocidade para ser considerada banda larga.




A Comissão Federal de Comunicações (FCC), reguladora do setor de telecomunicações dos Estados Unidos, abriu uma consulta pública para definir a velocidade mínima que a internet do celular deve ter para ser considerada uma banda larga móvel.


Segundo o documento, a velocidade de download terá que ser de, no mínimo, 10 Mbps, enquanto a de upload deve ter pelo menos 1 Mbps. Isso é menos da metade da meta da banda larga fixa, de 25 Mbps e 3 Mbps, respectivamente.


A agência americana quis abrir uma consulta pública para avaliar novas métricas sobre a evolução das telecomunicações, como quais regiões do país ainda têm somente banda larga fixa, móvel ou onde há cobertura completa. Se houver um dos dois, o município já poderia ser considerado “coberto”.

Aí é que entra mais uma polêmica envolvendo o atual presidente da FCC, Ajit Pai, que, apesar de indicar que a rede móvel pode substituir uma conexão de cabo ou fibra, ao mesmo tempo diz que os consumidores não podem esperar que o acesso pelo celular tenha a mesma velocidade, pois são consideradas capacidades de banda larga diferentes.

Várias pessoas criticaram o documento – que fica aberto até o próximo dia 7 e trará respostas em 22 de setembro -, pois afirmaram que dizer que uma ou outra internet já é suficiente pode beneficiar as operadoras, limitar a ampliação de internet em áreas rurais e desfavorecer a concorrência no país.


Realidade brasileira


Enquanto isso, no Brasil, publicamos uma matéria recente que diz que nem metade das cidades brasileiras possui internet com mais de 10 Mbps.

LEIA TAMBÉM:


1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários