26/04/2024

EUA definem velocidade mínima de 10 Mbps na internet móvel

Internet fixa precisa ter pelo menos 25 Mega de velocidade para ser considerada banda larga.




A Comissão Federal de Comunicações (FCC), reguladora do setor de telecomunicações dos Estados Unidos, abriu uma consulta pública para definir a velocidade mínima que a internet do celular deve ter para ser considerada uma banda larga móvel.


Segundo o documento, a velocidade de download terá que ser de, no mínimo, 10 Mbps, enquanto a de upload deve ter pelo menos 1 Mbps. Isso é menos da metade da meta da banda larga fixa, de 25 Mbps e 3 Mbps, respectivamente.


A agência americana quis abrir uma consulta pública para avaliar novas métricas sobre a evolução das telecomunicações, como quais regiões do país ainda têm somente banda larga fixa, móvel ou onde há cobertura completa. Se houver um dos dois, o município já poderia ser considerado “coberto”.

Aí é que entra mais uma polêmica envolvendo o atual presidente da FCC, Ajit Pai, que, apesar de indicar que a rede móvel pode substituir uma conexão de cabo ou fibra, ao mesmo tempo diz que os consumidores não podem esperar que o acesso pelo celular tenha a mesma velocidade, pois são consideradas capacidades de banda larga diferentes.

Várias pessoas criticaram o documento – que fica aberto até o próximo dia 7 e trará respostas em 22 de setembro -, pois afirmaram que dizer que uma ou outra internet já é suficiente pode beneficiar as operadoras, limitar a ampliação de internet em áreas rurais e desfavorecer a concorrência no país.


Realidade brasileira


Enquanto isso, no Brasil, publicamos uma matéria recente que diz que nem metade das cidades brasileiras possui internet com mais de 10 Mbps.

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários