18/04/2024

Proteste relança velocímetro para medir qualidade de internet

Ferramenta relançada pela Proteste permite aos consumidores terem acesso a um relatório mensal da internet banda larga que utilizam.


A Proteste relançou na última segunda-feira, 10, um velocímetro especial para medir a qualidade da internet banda larga e ainda fazer um comparativo de preços. A campanha espera ajudar as pessoas a terem mais consciência de quanto estão pagando e se estão recebendo, de fato, a velocidade contratada.

Para usar o velocímetro é preciso estar conectado à internet com o computador diretamente ligado no cabo de rede, já que o sinal sofre uma perda considerável quando analisado no Wi-Fi. As informações ficam gravadas no site da Proteste, que enfatiza que o mais indicado é realizar o teste pelo menos uma vez por mês, de forma consecutiva, para ter uma noção mais precisa da internet banda larga que o consumidor está utilizando.

A ferramenta pede informações do usuário, como e-mail, telefone, velocidade contratada, operadora e local. Após o teste, o velocímetro informa ao internauta a velocidade da internet dele e ainda calcula se está perdendo dinheiro em relação a planos de outras operadoras.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a velocidade média mensal do usuário não deve ser inferior a 80% da velocidade contratada. O usuário que registrar o recebimento de uma velocidade menor que a média pode entrar com uma reclamação para sanar o problema.

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários