InícioNotíciasOi Futuro divulga projetos culturais selecionados em 11 estados

Oi Futuro divulga projetos culturais selecionados em 11 estados

Resultados do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados incluem 55 projetos no total. Veja a lista.


O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, divulgou nesta semana o resultado do “Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados”. No total, serão 55 projetos espalhados por 11 estados brasileiros entre 2017 e 2018. A programação 2017/2018 será aberta daqui a exatamente um mês, em 26 de junho.

O programa, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público – e que, neste ano, teve inscrições abertas em 10 de janeiro –, investe e apoia projetos artísticos diferenciados, e já chegou a envolver, desde 2003, mais de seis milhões de pessoas de todo o país.

Para essa edição, participam os estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Com o intuito de inovar e valorizar as ideias coletivas e individuais, o Oi Futuro mudou o formato de seu edital neste ano, das inscrições até a seleção de projetos, não criando barreiras entre as áreas culturais como fazia antes, ao dividir as inscrições por gênero artístico (separando teatro, artes visuais ou música, por exemplo). 

“Buscamos a reaproximação das pessoas, o estímulo à troca e o compartilhamento de olhares, conhecimentos e vivências”, divulgou o Instituto em seu site, fomentando a participação de todos os públicos.


Como resultado? Foram selecionadas propostas artísticas bastante diferenciadas. No Rio de Janeiro, estado onde estão dois centros culturais do Oi Futuro (um no Flamengo e outro em Ipanema), serão quase 30 atividades, distribuídas entre filmes, espetáculos musicais para a família, festivais econômicos, digitais e fotográficos, ações sustentáveis, entre outros. Um projeto curioso é o chamado “Dispersão”, um longa-metragem de ficção interativo, com direito à participação do público na narrativa através dos smartphones.

De festivais de cinema no Ceará, internacionais de quadrinhos em Minas Gerais, de arte e games em Brasília, até a vídeo-instalação interativa para crianças no RJ, entre tantas outras manifestações culturais presentes no Edital, a garantia é de um programa repleto de diversidade e a expectativa de participação de todos os públicos.

Entre os projetos selecionados, ainda se destacam exposições como a de Chantal Akerman, artista belga morta em 2015, mas consagrada internacionalmente como uma das melhores realizadoras do cinema contemporâneo – e que terá a primeira exposição no Brasil, no início de 2018, através dessa iniciativa; e a do artista coreano Nam June Paik, também no Rio, com curadoria do italiano Marco Pierini, no próximo mês.

Seu estado, está entre os projetos culturais selecionados? Veja a lista completa no site do Oi Futuro e conheça todas as atrações.

LEIA TAMBÉM ESSAS REPORTAGENS ESPECIAIS:


Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários