Mobile Marketing: Quais as regras da publicidade no telefone celular?

Vivo e Claro estão aproveitando o seu amplo poder de alcance para abrir espaço para anunciantes que desejam anunciar os seus produtos. Conheça os seus direitos.

Você viu aqui no Minha Operadora que as operadoras Vivo e Claro apresentam neste mês plataformas de um marketing mais voltado para a mobilidade. A Claro, com o seu “Ad Display”, promove propagandas com mais dinamismo, interação, imagem e até vídeo, sempre visando o público-alvo ideal para determinados anúncios. O “Vivo Ads”, por sua vez, busca recompensar o usuário que aceitar ver suas publicidades com uma franquia adicional de internet.

A Claro já lançou a sua novidade na semana passada, enquanto a Vivo prometeu passar mais detalhes do seu projeto à imprensa nesta semana. Inegavelmente, os dois serviços são inovações, mas nem todo mundo fica satisfeito com um monte de mensagens publicitárias pulando na sua tela, não é mesmo? Por isso, este artigo esclarece qual é a regra da publicidade no celular.


Tela do sistema de compra de pacotes adicionais de internet com o Vivo Ads em operação.

A regra da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) diz que a prestadora só pode mandar suas
mensagens de cunho publicitário para o consumidor se ele
permitir. Então, se você não concordar antes, de forma livre e
expressa, o envio dessas mensagens pela prestadora é proibido.

Os consumidores que escolhem receber o conteúdo publicitário
das empresas de telecomunicações vão para uma lista de aceite, conhecida como opt-in. O usuário é livre para mudar de ideia
quando quiser. Basta informar a prestadora. Além disso, os contratos devem ter uma cláusula permitindo
que o usuário assinale se deseja, ou não, receber mensagens
publicitárias da prestadora.

Se você não quiser receber os conteúdos
publicitários que a prestadora envia por SMS
ou por voz, é só enviar uma mensagem de
texto para a prestadora com a palavra “SAIR”. Pronto! O cancelamento deve
acontecer em até 24 horas.

Como cancelar o recebimento
de mensagens publicitárias
relacionadas a serviços de
telecomunicações

Envie um SMS com a palavra SAIR para:
  • Algar Telecom – 74520
  • Claro – 888
  • Oi – 55555
  • Sercomtel – 43043
  • TIM – 4112
  • Vivo – 457


Isso quer dizer que, se o consumidor fizer o bloqueio como ensinado acima, não vai receber mais nenhum torpedo da sua operadora? Não exatamente. A medida não se aplica a mensagens informativas, incluindo dados de crédito
de celular e pagamento de fatura. Além disso, mensagens publicitárias de
terceiros não são reguladas pela Anatel.

Com informações de Anatel.

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Excelente materia!