27/03/2024

Venezuelanos têm serviço de chamadas e roaming internacional cortado

Venezuela enfrenta forte recessão da atividade econômica. Conter a saída de dólares do país é fundamental.

Devido a grande crise econômica que vem assolando a Venezuela, as duas maiores empresas de telefonia do país sul-americano – Movistar (do grupo espanhol Telefónica) e Digitel – anunciaram que os serviços de conexão internacional no país estão suspensos por tempo indeterminado.

A decisão afeta prioritariamente o serviço de roaming internacional e chamadas interurbanas (DDI).

Roaming Internacional

Desde o dia 4 de abril que a Movistar publicou um comunicado informando que a partir do dia 6 o serviço de roaming internacional dos venezuelanos seria interrompido no Peru e Brasil. No dia 7, as operadoras parceiras da Movistar na Espanha e México também interromperam a prestação do serviço. E no dia 8 os usuários que estão nos Estados Unidos e Panamá passaram a ficar sem sinal no celular.

Chamadas Internacionais (DDI)

A partir desta quarta-feira, 13, a Movistar também bloqueia as ligações provenientes do país de Nicolás Maduro para Aruba, Brasil, Peru e República Dominicana. Amanhã, 14, é a vez de México, Itália e Espanha pararem de receber ligações da Venezuela. Já na sexta, 15, Colômbia, Estados Unidos e Panamá também entram na lista.

Restrição não é mais novidade

Foi no ano passado que as telefônicas de lá haviam restringido contatos a apenas esses 10 países que acabamos de citar. Agora, nenhum país mais tem acordo de interconexão com operadoras da Venezuela. Pelo menos por enquanto.

Todo esse transtorno está sendo justificado pela falta de moeda estrangeira, principalmente do dólar (principal moeda para faturação de serviços de telecomunicações internacionais) dentro da Venezuela. A ideia neste momento é racionar a saída de dólares do país. Diversas negociações comerciais no exterior estão sendo prejudicadas.

Leia também:

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários