18/04/2024

Chegada do nono dígito em mais nove estados já tem data marcada

Todo o processo de inclusão do dígito nove deve ocorrer até o final do ano que vem. Veja as datas para a sua região.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu o cronograma para os estados brasileiros que ainda faltam receber o dígito nove na frente dos números de celular atuais. A adesão dos estados será feita durante todo o ano de 2016.

Para começar, os estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantis, além do Distrito Federal (DDDs 61 a 69), receberão a inclusão do nono dígito a partir de 29 de maio.

Em seguida, é a vez de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (DDDs 41 a 49; 51, 53, 54 e 55) receberem a inclusão, a partir do dia 6 de novembro.

Mesmo tendo chegado as datas programadas para a mudança na numeração dos telefones móveis nesses estados, as chamadas discadas com oito dígitos ainda serão completadas pelas operadoras de telefonia, mas elas começam a informar da nova forma de discagem através de uma gravação reproduzida antes das ligações: “Este número mudou, digite o 9 antes do número celular”.

Os números de telefone celular de todo o restante do Brasil já possuem nove dígitos, que começou no dia 29 de julho de 2012 apenas no Estado de São Paulo. A última modificação foi feita para os usuários de Bahia, Minas Gerais e Sergipe, em 11 de outubro de 2015.


Até o presente momento, a convivência e adaptação dos brasileiros com a nova numeração da telefonia celular está sendo pacífica. Apenas problemas pontuais na rede e atendimento das empresas de telecomunicações é que são relatados, mas isso é explicado como sendo parte do processo de transição de numeração.

Leia também:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários