23/04/2024

Vivo Speedy e Oi Velox continuam perdendo clientes em 2015

Em compensação, rivais ajudaram o mercado de banda larga crescer e fechar janeiro com 24,11 milhões de acessos.



No primeiro mês do ano o número de assinantes de banda larga fixa no Brasil somavam 24,11 milhões, segundo dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Isso significa que a internet de alta velocidade está presente 36,54% das casas brasileiras, de acordo com estudos de densidade populacional realizados pelo IBGE.

Na parte da concorrência por mercado, tivemos quatro principais operadoras que tiveram um bom crescimento, e outras duas com uma perda de base considerável. Dentre as que cresceram, está o grupo NET/Embratel, que atraiu 68.501 novos assinantes, GVT (32.286), TIM (3.217) e Algar (2.351). Vivo e Oi perderam clientes, com -34.305 e -10.275, respectivamente.

Veja o gráfico para entender melhor:


O conglomerado de serviços fixos da América Móvil formado por NET e Embratel atende a maior quantidade de usuários banda larga fixa no Brasil, com 7,59 milhões de usuários. Depois vem a Oi (6,54 milhões), Telefônica/Vivo (4,06 milhões), GVT (2,97 milhões) e Algar Telecom (416 mil).

Como é possível ver no gráfico acima, a junção das operadoras menores representa 10,2% da fatia do mercado brasileiro de banda larga. E é entre essas empresas que a briga por espaço é ainda mais apertada. A Live TIM, por exemplo, que possui atualmente 156 mil clientes, ultrapassou a Sercomtel em julho do ano passado no número de assinantes. Hoje, a Sercomtel tem uma base de 142 mil usuários.


Outra empresa de menor porte no setor é a Sky, que desde 2012 passou a oferecer internet via LTE/4G para várias regiões do país, mas autorizada como uma operadora de serviços fixos em 98 municípios. A banda larga da Sky fechou janeiro de 2015 com 119 mil assinantes, um crescimento de 722,55% em relação a quantidade de clientes que tinha no mesmo período do ano passado (16 mil).


* O resultado de adições líquidas é calculado levando-se em conta o número de novos clientes que uma operadora conquistou, subtraído pelo número de cancelamentos registrados no período analisado.


Leia também: Banda larga fixa da Telefônica/Vivo fecha 2014 com perda de clientes

                         Celular: Claro volta a liderar ganhos de clientes em dezembro

                         Claro TV fecha 2014 com fuga surpreendente de clientes

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários