InícioNotíciasClientes da NET relatam suposto vírus ao navegar na internet

Clientes da NET relatam suposto vírus ao navegar na internet

Usuários da NET que tentavam navegar pela web na noite desta terça-feira (03) se depararam com uma armadilha: ao acessar sites, um aviso pop-up falso sugeria uma atualização do Adobe Flash que, na verdade, tratava-se de um arquivo executável compactado.

O pop-up impedia o acesso à página e a navegação só continuava depois de o usuário baixar o arquivo – até o botão “atualizar depois” levava ao download do arquivo “flash.zip”.

Um site especializado em tecnologia realizou testes e identificou que o DNS (Domain Name System) da NET, sistema que relaciona nomes a endereços IPs, é uma das origens do problema.

Não se sabe qual o tamanho do ataque, mas inicialmente somente usuários de São Paulo relataram o erro. 

“À primeira vista, parece que o erro está vindo do Google Analytics e de páginas que utilizam esse serviço de mensuração. No arquivo http://www.google-analytics.com/ga.js pode ser visto que não está sendo lido o arquivo correto. Portanto, troquem seus DNSs para fugir deste malware”, diz Octávio Fernandes, desenvolvedor web.

Para alterar seu DNS, o usuário pode utilizar programas automáticos, como o DNS Jumper, ou fazer as alterações manualmente, nas configurações de rede. O Google oferece seu próprio DNS gratuito que pode ser utilizado nesse caso.

A maioria dos veículos de impressa, incluindo o Minha Operadora contatou a assessoria de imprensa da NET para verificar a informação, no entanto até o momento a empresa não se posicionou sobre o ocorrido.


Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários