18/04/2024

Clientes da NET relatam suposto vírus ao navegar na internet

Usuários da NET que tentavam navegar pela web na noite desta terça-feira (03) se depararam com uma armadilha: ao acessar sites, um aviso pop-up falso sugeria uma atualização do Adobe Flash que, na verdade, tratava-se de um arquivo executável compactado.

O pop-up impedia o acesso à página e a navegação só continuava depois de o usuário baixar o arquivo – até o botão “atualizar depois” levava ao download do arquivo “flash.zip”.

Um site especializado em tecnologia realizou testes e identificou que o DNS (Domain Name System) da NET, sistema que relaciona nomes a endereços IPs, é uma das origens do problema.

Não se sabe qual o tamanho do ataque, mas inicialmente somente usuários de São Paulo relataram o erro. 

“À primeira vista, parece que o erro está vindo do Google Analytics e de páginas que utilizam esse serviço de mensuração. No arquivo http://www.google-analytics.com/ga.js pode ser visto que não está sendo lido o arquivo correto. Portanto, troquem seus DNSs para fugir deste malware”, diz Octávio Fernandes, desenvolvedor web.

Para alterar seu DNS, o usuário pode utilizar programas automáticos, como o DNS Jumper, ou fazer as alterações manualmente, nas configurações de rede. O Google oferece seu próprio DNS gratuito que pode ser utilizado nesse caso.

A maioria dos veículos de impressa, incluindo o Minha Operadora contatou a assessoria de imprensa da NET para verificar a informação, no entanto até o momento a empresa não se posicionou sobre o ocorrido.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários