28/03/2024

Telecom Italia confirma a sindicato planos de “abandonar” a TIM Brasil

A companhia de telecomunicações Telecom Italia está disposta a vender sua parte na filial brasileira, TIM Participações S.A., assim que o acordo para a venda de suas ações na Telecom Argentina for fechado.

Foi o que revelou o secretário-geral do sindicato italiano SLC-CGIL, Michele Azzola, na saída do encontro realizado ontem (19) em Roma com o executivo-chefe da Telecom Italia, Marco Patuano, para analisar o futuro imediato da companhia e o plano com o qual pensa enfrentar sua complicada situação financeira.

“Patuano disse que o Brasil é estratégico, mas também que, se chegasse uma boa oferta, (a participação no) Brasil também estaria à venda”, disse Azzola, em declaração divulgada pela imprensa italiana.

“Como sabemos que sobre esse assunto há decisões pendentes do (órgão) antimonopólio brasileiro pelo papel da Telefônica na Telecom Italia, é evidente que precisamos pedir ao governo (italiano) que mude as leis sobre as ofertas públicas de aquisição”, acrescentou.

O dirigente do sindicato se referiu assim às consequências do recente aumento da presença da Telefônica|Vivo no acionista de referência da Telecom Italia, o consórcio Telco, sobretudo em termos de concorrência no mercado brasileiro, onde tanto o grupo espanhol como a companhia italiana estão presentes.

Segundo informou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no dia 30 de setembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidirá se permite que a Telefônica mantenha o controle da Vivo, da qual é proprietária, e, ao mesmo tempo, de modo indireto, da filial de Telecom Italia, a TIM Brasil.

A Vivo é a operadora de telefonia celular líder do mercado brasileiro, com uma parcela de 28,69%, enquanto a TIM é a segunda e conta com 27,22% dos clientes, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Uma possível venda pela Telecom Italia de suas participações no Brasil poderia resolver essa questão de modo direto e aconteceria depois que na semana passada a companhia italiana anunciou o acordo pelo qual vende ao grupo Fintech sua participação na Telecom Argentina por US$ 960 milhões.

A venda da participação da Telecom Italia na Telecom Argentina se inclui no plano de medidas extraordinárias que a companhia italiana pretende realizar para enfrentar sua complicada situação financeira, com um endividamento no dia 30 de setembro era de 28,229 bilhões de euros.

Com esse objetivo, no Conselho de Administração de 7 de novembro foi aprovada também a emissão de 1,3 bilhão de euros em obrigações convertíveis, dos quais a Telefônica, presente no conjunto de acionistas da operadora italiana através da Telco (na qual é o único sócio estrangeiro), assinou 103 milhões de euros.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários