InícioNotíciasRio de Janeiro trocará Oi por rede própria

Rio de Janeiro trocará Oi por rede própria

O governo do estado do Rio de Janeiro deve lançar no início de 2014 a chamada de manifestação de interesse de uma parceria para a construção de uma rede de alta velocidade do Estado. O objetivo é substituir a atual rede MPLS e os serviços de telefonia fixa contratados da Oi por uma rede própria que integre voz e dados.

O serviço será exercido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa ou consórcio vencedor da licitação.

Segundo Paulo Cesar Coelho, presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), o contemplado precisará criar uma Sociedade de Propósito Específico para ficar responsável pela operação da rede e nela o governo deverá ter um espaço no conselho. 

“A ideia é construirmos um backbone de fibra óptica e complementar as ligações para localidades mais remotas via rádio”, conta diz Coelho.

A Casa Civil, assessoria do Proderj e da PUC-RJ estão estudando o modelo técnico, jurídico e econômico-financeiro do PPP.

As empresas interessadas terão de três a quatro meses após a publicação do edital para estudarem o projeto e encaminharem suas propostas. Um consórcio envolvendo a Embratel, a Cisco e a Promon já manifestou interesse no projeto.

Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários