24/04/2024

Oi está proibida de cobrar ligações para o serviço de auxílio à lista 102

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) confirmou parcialmente liminar concedida pela Justiça Federal em Sergipe contra a empresa Telemar Norte Leste S.A. (Grupo Oi). A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal para que a empresa fosse proibida de cobrar pelo serviço de auxílio lista prestado via telefone, pelo número 102.

A própria Oi informou que cobra R$ 1,80 por acesso ao Serviço 102. O MPF constatou que a empresa não tem fornecido gratuitamente listas telefônicas impressas aos assinantes que solicitam, nem tampouco tem garantido o acesso gratuito ao auxílio à lista em Sergipe.

O contrato de concessão do serviço público de telefonia fixa, assinado pela Oi, prevê que a empresa deve garantir que o consumidor possa optar por receber a lista impressa ou ter acesso gratuito ao auxílio lista. Entretanto, no estado em questão, somente em 2010, a empresa deixou de atender a 60% das solicitações de envio de lista impressa e lucrou cerca de R$ 10 mil com a cobrança indevida do Serviço 102.

O TRF5 considerou desnecessário, neste momento, obrigar a Oi a incluir mensagem nas faturas e antes das ligações feitas pelos consumidores ao serviço de auxílio à lista telefônica, informando a gratuidade do serviço para aqueles que não solicitaram a lista impressa.

Diante desta decisão que suspende a cobrança pelo auxílio lista, o MPF alerta aos consumidores que, caso recebam alguma cobrança pelo serviço, devem informar ao próprio Ministério Público Federal em Sergipe para que este possa adotar as medidas cabíveis.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários