19/04/2024

Migração do 2G para 3G acelera em maio no Brasil

Mesmo com crescimentos mensais mais modestos na base total de acessos móveis, ainda continua forte a migração de terminais 2G para terminais 3G. Os handsets 3G apresentaram um crescimento líquido de quase 3,1 milhões de terminais entre abril e maio, totalizando ao final do período 66,97 milhões de linhas ativas. Essa adição líquida foi superior aos mais de 2,4 milhões de desconexões de acessos 2G nesse intervalo de tempo.

Quase a metade da perda de acessos 2G veio da Vivo (1,1 milhão) e nem todos os usuários permaneceram na base da operadora migrando para outras tecnologias, como 3G ou 4G. Entre abril e maio, a Vivo adicionou 734,6 mil novos acessos 3G em handsets e 26,98 mil acessos 4G. O saldo negativo foi parcialmente compensado pelo crescimento de modems 3G e conexões M2M e a operadora fechou maio com uma base total de 176,3 mil acessos a menos.

Dados da Anatel mostram, entretanto, que alguns desses usuários 2G da Vivo podem estar migrando para o 3G da Claro. Isso porque a Claro desconectou cerca de 1 milhão de acessos 2G na comparação mensal e acrescentou 1,4 milhão de acessos 3G em handsets e outros 5,6 mil acessos 4G. Isso deu à Claro um saldo positivo de 358 mil novos acessos em handsets e em 4G. Levando em conta ainda sos acessas conexões M2M e via modem 3G, a Claro registrou um crescimento líquido de 432 mil acessos. A Vivo está na frente em número de clientes na tecnologia 4G.
Você pode ter acesso aos dados completos de desempenho da telefonia móvel aqui.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários