29/03/2024

Claro, NET e Embratel querem muito ser uma só empresa

A Embratel, a Claro e a NET, três empresas controladas no Brasil pela mexicana América Móvil, do milionário Carlos Slim, anunciaram que iniciaram estudos para uma possível unificação.

As três companhias, em comunicados enviados ao mercado, informaram que ‘consideram a possibilidade de implementar uma reestruturação para consolidar seus ativos e atividades, assim como os de suas controladas, em uma única sociedade’.

As empresas se propõem a iniciar as análises internas e as gestões necessárias perante a Anatel para ‘verificar a viabilidade’ da unificação e as condições que o órgão regulador irá impor para aprovar a operação.

Segundo as companhias controladas pela América Móvil no Brasil, a decisão final dependerá, entre outros aspectos, ‘da conclusão satisfatória dos estudos e das análises que serão realizados’, assim como das condições estabelecidas pela Anatel.

O processo foi iniciado no ano passado, após uma operação iniciada pela Embratel, operadora de telefonia fixa e de televisão por satélite e controladora da operadora de satélites Star One, assumir o controle da NET.

A unificação daria nascimento a uma empresa gigante de telecomunicações líder em televisão por assinatura e acesso à internet banda larga no Brasil (NET) e segunda no mercado de telefonia celular (Claro).

O processo de unificação seria similar ao já realizado pela espanhola Telefônica, que juntou suas ações e operações no país em um único grupo.

A Telefônica Brasil nasceu no primeiro semestre de 2011, depois que o grupo espanhol adquiriu o controle da Vivo, operadora de telefonia celular que antes era da Portugal Telecom, e que integrou as ações da Vivo com as da operadora de telefonia fixa Telesp.

O grupo também inclui a companhia de acesso à internet Speedy e a participação da Telefônica na TVA, terceira maior operadora de televisão por assinatura do Brasil.

A unificação das empresas do setor no Brasil era esperada desde 2011, quando entrou em vigor uma nova legislação que permite que as empresas de telecomunicações ofereçam serviços de televisão por assinatura.

Essa legislação fortaleceu ainda mais os grupos que disputam o mercado brasileiro de telecomunicações, entre os quais também figura a Oi.

O grupo brasileiro Oi, associado há dois anos com a Portugal Telecom, lidera o mercado de telefonia fixa e também oferece telefonia celular, acesso à internet e televisão por assinatura.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários