25/04/2024

À espera do compartilhamento, teles reduzem ritmo de expansão

Nos primeiros dois meses de 2013, a única operadora que ampliou a sua rede 3G foi a Oi, que superou a TIM. Vivo, Claro e TIM não fizeram qualquer expansão na sua cobertura. O acordo Vivo/Claro (que inclui a rede 3G) dá uma grande vantagem a Claro na oferta de serviços. Se de fato for implementado: as duas, somadas, têm o dobro de infraestrutura de TIM e Oi, que também uniram forças, mas para o 4G.

Nos dados divulgados pela Anatel ontem (11), a Vivo está com cobertura em 3.100 municípios, mesmo número registrado em dezembro de 2012. A Claro (que teve uma forte expansão no ano passado) nos dois primeiros meses não acrescentou nenhuma localidade à sua infraestrutura e, hoje, está presente com 3G em 1.119 municípios.

O acordo recém-fechado de compartilhamento com a Vivo dá à Claro uma clara vantagem diante das rivais TIM e Oi, caso, de fato, ele venha a ser implementado. A TIM também deu uma ‘segurada’ na expansão da sua rede, manteve os números de dezembro e está presente em 593 municípios. 

A única tele que investiu em expansão nos dois primeiros meses do ano como já informamos foi a Oi. A empresa (que estava bem atrás das rivais, agora, passou para a terceira posição e supera a TIM) com 624 localidades cobertas. Vale lembrar que Oi e TIM fecharam um acordo para compartilhamento, mas é voltado apenas para o 4G. Não há referência com relação ao 3G.

Ainda há 2.272 municípios no Brasil sem cobertura 3G, o que corresponde a 12,1% da população, pouco mais de 24 milhões, sem acesso aos serviços. Em 2.085 municípios, o serviço 3G é prestado por uma única operadora (Vivo), o que significa ausência de competição. No total, a cobertura 3G está presente em 3.299 localidades. Em termos de percentual, a Vivo cobre, hoje, 86,2% da população, a Claro chega a 69,8%, a TIM a 59,7% e a Oi a 59%.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários