23/04/2024

Visa anuncia acordo com a Samsung, mas operadoras ficam de fora

A Visa anunciou hoje, no Mobile World Congress, um acordo global com a fabricante Samsung, líder no mercado de celulares, para que todos os aparelhos produzidos pela empresa tenham o aplicativo payWave com a tecnologia NFC da Visa embarcado no terminal. Com essa alternativa, toda a parte de segurança para a transação financeira será colocada no chip que vai dentro do terminal, conforme explicou Rodrigo Meirelles, chefe da divisão de produtos mobile da Visa para América Latina e Caribe. 

“O aplicativo virá previamente embarcado. O banco interessado em oferecer o serviço para seus clientes enviará a solicitação diretamente para a Visa que vai (habilitar o serviço) e informar o usuário em seu número de telefone”, explicou. Meireless comentou que existem mercados em que a operadora cobra por um espaço na área segura de sua rede, mas no caso do acordo entre Visa e Samsung isso não se aplica. “Aqui não se aplica. Estamos falando de uma aliança global para massificar o serviço, o modelo vai depender de onde foi adquirido (o terminal), qual é a instituição financeira. Em outros modelos o consumidor paga, porque existe o envio de dados, mas há outros em que não paga porque pode usar uma rede WiFi. As operadoras continuam participando porque é uma rede móvel mas a grande questão é que o elemento ‘segurança’ vai facilitar porque estará dentro do aparelho”, afirmou o executivo. “O nível de maior integração antes exigido para o Sim Card, agora é reduzido. O consumidor pode comprar o terminal numa loja de varejo e pedir ao banco para ativar a aplicação e o serviço será independente de operadora”, acrescentou.

Meirelles destacou que toda a parte de segurança no chip embarcado no aparelho celular seguirá os mesmos padrões dos cartões de crédito que já funcionam com chip. “É uma adaptação para o envio dessa transação para o sistema da Visa que vai se encarregar (da segurança) no chip que vai dentro do terminal Samsung”, explicou. “Estamos trazendo para o telefone o mesmo nível de segurança já adotado para os cartões de crédito que é o nível máximo, ou seja, se o usuário perder o telefone e alguém tentar usar não vai conseguir sem o “pin”, porque a conta está protegida com a tecnologia de chip”, enfatizou.

De acordo com Meirelles, tanto a Samsung como a Visa estão trabalhando para colocar o novo sistema de pagamentos no mercado no curto prazo. Segundo ele, no Brasil existem mais de 200 mil terminais preparados para receber pagamentos. “Essa solução precisa da disponibilidade do aparelho e do serviço de provisionamento para funcionar de maneira conjunta e a expectativa é de que tudo funcione nos grandes eventos e o primeiro deles é a Copa das Confederações”, informou.

“O mais importante é que a indústria está trabalhando com os principais bancos no Brasil”, comentou Meirelles, dizendo que isso é mais relevante do que uma data especifica. Com a solução embarcada, ele diz que torna-se mais fácil para o banco integrar-se ao sistema.

Embora o primeiro acordo tenha sido com a Samsung, a Visa está trabalhando com todos os fabricantes. A estratégia, no entanto, é focar o serviço nos bancarizados, embora o Brasil tenha ainda um grande numero de brasileiros sem conta bancaria.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários