InícioNotíciasVivo e TIM anunciam parceria com bancos para pagamentos por NFC

Vivo e TIM anunciam parceria com bancos para pagamentos por NFC

Duas grandes operadoras de telefonia fecharam acordos com grandes bancos para o início de pagamentos por meio do sistema de aproximação dos dispositivos móveis às máquinas de cartão de crédito e débito de estabelecimentos comerciais. As companhias anunciaram o início da parceria para o uso da tecnologia NFC (Near Field Communication): Vivo com o Bradesco e a TIM com o Itaú.

No caso da Vivo/Bradesco  além de anunciar o início dos testes de solução utilizando a tecnologia sem contato NFC (Near Field Communication) e o aplicativo móvel Carteira Vivo, utilizado para acessar o cartão bancário virtual, a partir deste mês, funcionários das duas empresas receberão celulares Vivo habilitados com a tecnologia NFC e com cartões de débito virtuais Bradesco vinculados que permitirão a realização de compras de bens e serviços em mais de 300 mil estabelecimentos credenciados à rede Cielo. Desde dezembro, o Bradesco já oferece cartões com a tecnologia NFC para clientes do segmento Prime. ​Para usar o serviço, o cliente realiza a compra e, na hora de pagar, acessa o aplicativo Carteira Vivo, aproxima o aparelho do terminal de pagamento e digita a senha.
Na TIM o sistema em testes também é baseado na tecnologia de Near Field Communication (NFC), que possibilita a realização de uma transação apenas com a aproximação de um dispositivo móvel, como um celular, da máquina de processamento de pagamentos. Porém, por enquanto “O principal objetivo do piloto é ganhar conhecimento sobre a tecnologia, capacitar colaboradores internos e, sobretudo, avaliar as dificuldades e percepções para um futuro ‘roll out’ (ampliação dos serviços)”, afirmou a operadora em nota. Foram disponibilizados 50 aparelhos compatíveis com o sistema NFC, os quais podem utilizar os smartphones para pagar suas contas em 100 restaurantes credenciados para o projeto nos bairros Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e Jabaquara, em São Paulo, onde ficam as sedes da operadora e do banco, respectivamente. “A TIM e o Itaú pretendem expandir gradativamente os testes e, em função dos resultados deste piloto, a operadora poderá disponibilizar a tecnologia para os clientes no segundo semestre deste ano”, complementou o comunicado.

O NFC permite realizar a transação financeira por meio da troca de dados por radiofrequência. Assim, o cliente precisa apenas aproximar o celular, que precisa contar com um hardware instalado com a tecnologia NFC, a um terminal de pagamento (POS).

No ano passado, a Claro já havia firmado parceria com o Bradesco para o desenvolvimento dos pagamentos móveis com o uso da tecnologia NFC. Os envolvidos afirmam que a grande vantagem da nova tecnologia para o cliente é a agilidade para efetuar pagamentos em cafés, fast-foods ou transporte público.


Redação Minha Operadorahttps://plus.google.com/112581444411250449571
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários