Cobrança errada foi o maior problema em 2012

As cobranças erradas continuam sendo o maior problema dos consumidores brasileiros. Em 2012, os problemas com cobranças atingiram 702.682 atendimentos, 37,42% do total de 2,03 milhões de atendimentos dos consumidores nos Procons de todo o País. 

Os problemas na oferta de serviço estão em segundo lugar em atendimento, com 325.063 atendimentos (17,31%). Em seguida estão os problemas com contrato (13,21%), problemas com vício ou má qualidade de produto ou serviço (7,86%) e problemas com garantia de produtos (7,86%). 

Na lista de 20 conglomerados econômicos mais procurados nos atendimentos dos Procons estão as quatro principais companhias (Oi, Claro, Tim e Vivo) e os principais bancos comerciais (Banco do Brasil, Santander, HSBC, Caixa, Itaú e Bradesco). 

A Oi é a recordista, com 120.374 atendimentos, seguida da Claro (102.682), Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo (44.022). 

Veja a lista das empresas que mais receberam reclamações: 

Oi – 120.374 
Claro|Embratel – 102.682 
Itaú – 97.578 
Bradesco – 61.257 
Vivo|Telefônica – 44.022 
Sky – 33.520 
Tim|Intelig – 32.286 
Santander – 31.936 
Ponto Frio Casa Bahia – 28.531 
Ricardo Eletro, In, City Lar e Maestro Shopping – 26.808 
Banco do Brasil – 23.692 
BV Financeira – 22.019 
Banco BMG – 20.488 
Caixa – 19.343 
Submarino, Americanas.com, Shoptime, B2W – 16.708 
Net – 16.501 
HSBC – 14.167 
Carrefour – 13.495 
Credicard Citibank – 12.253 
Magazineluiza – 10.285

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