24/04/2024

Telebras foi o 6º maior mico do ano na bolsa

O ano de 2012 foi bastante movimentado para aqueles que detinham ações de algumas empresas que acabaram se tornando “micos”. Dentre elas, estiveram papéis de empresas que decretaram falência ou foram liquidadas até grandes companhias que sofreram com alto endividamento ou com uma produção bem abaixo da esperado pelo mercado.

A consultoria Info Money analisou os piores desempenhos na bolsa de valores do ano aqui no Brasil e a Telebras aparece na 6ª posição.
Apesar do rali observado nos pregões em outubro (em que os seus papéis ordinários chegaram a subir 100% em cerca de dois dias devido ao anúncio de parceria com a TIM) e em dezembro após o acionamento da fibra ótica, as ações preferenciais da Telebras acumulam queda de 54,06%, aos R$ 8,04, enquanto as ordinárias(TELB3) caem 66,61%, valendo R$ 12,69.

Mesmo com esses movimentos altamente violentos, a ação da estatal(única empresa do governo federal na BM&FBovespa a ver seu valor de mercado avançar no governo Dilma Rousseff) fecha com baixa bastante forte na bolsa neste ano. “Este é um papel sem liquidez nenhuma, e por isso é tão especulativo assim”, afirmou o analista da SLW Corretora, Pedro Galdi, em entrevista ao InfoMoney no início de dezembro. 

Ele destacou ainda o passado da Telebras, empresa que foi esvaziada no governo Fernando Henrique Cardoso, e fez com que a ação, que não parou de ser negociada, refletisse uma empresa “oca”, um papel que refletia apenas a especulação de que um dia a empresa fosse reativada.

E isso ocorreu, mas o cenário de incertezas sobre ela faz com que as negociações reflitam mais expectativas do que fatos reais. “O governo foi achando coisa para a empresa fazer, mas hoje o papel ainda está assim”, diz Galdi. Entretanto, há opiniões divergentes, como a do agente autonômo da Corval Corretora, Guilherme Canaan, ressaltando que há muitos investidores que acreditam na companhia no longo prazo. “Ela já é uma empresa, deixou der ser um esqueleto, e parte do mercado já a trata assim, embora outra parte não”, avalia o analista – acreditando que o papel deverá mostrar valorização conforme a situação da empresa ganhe melhor visibilidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários