InícioNotíciasOi fornecerá sistema de comunicação para estação brasileria na Antártica

Oi fornecerá sistema de comunicação para estação brasileria na Antártica

A Oi e a Marinha assinaram um acordo de cooperação para fornecimento de serviços de telecomunicações à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que foi destruída por um incêndio em fevereiro. O convênio foi assinado pelo presidente da Oi, Francisco Valim, e pelo comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, durante a solenidade de comemoração do Dia do Marinheiro, no Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília.

Pelo acordo, a Oi deverá montar uma estação terrena de satélite, que ligará a base brasileira à rede corporativa da Marinha, garantindo a conectividade dos militares e pesquisadores instalados na EACF e agilidade na comunicação com suas famílias, com a rede corporativa da Marinha e com demais centros de pesquisa e universidades em território brasileiro. O acordo inclui ainda treinamento e qualificação das equipes da Marinha, realizados anualmente, para a operacionalização do sistema e a manutenção dos equipamentos. A Oi também realizará revisão e manutenção preventiva dos equipamentos no local.

Valim informa que todo o sistema que será implantado na Estação tem um custo aproximado de R$ 4 milhões e a empresa não cobrará (assim como não cobrava antes do incêndio) pelos serviços de telecomunicações prestados à base brasileira. A expectativa do presidente da Oi é de que o sistema entre em operação em janeiro.

De acordo com o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, a operação de desmonte completo do que foi incendiado no local começou no final de outubro e deve continuar até março. Por enquanto, o almirante-de-esquadra afirma que não é possível estimar os prejuízos com o acidente. “Isso vai depender do quanto vai custar a próxima estação”, diz ele. Segundo o comandante da Marinha, a construção deve começar em dezembro de 2013. Ainda não foram definidos os requisitos técnicos da nova estação, cujo fornecedor será contratado via licitação.



Redação Minha Operadora
O mais acessado site de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil. Mais de 17 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas vistas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários