29/03/2024

ON Telecomunicações será a nova operadora de 4G no Brasil

Além das quatro principais players de telefonia móvel brasileira (Claro, Oi, TIM e Vivo) e da Sky, uma outra operadora surgiu no leilão de 2,5 GHz realizado nesse ano pela Anatel, frequência que possibilita utilizar o 4G aqui no Brasil: é a Sunrise, que atua no interior de São Paulo com o serviço de TV por Assinatura da operadora Super TV. A operadora de George Soros atuará em TD-LTE com o nome de On Telecomunicações, oferecendo internet móvel para quatro cidades do interior de São Paulo até março do ano que vem.

O modelo de negócios apresentado pela operadora difere do que se espera das operadoras de telefonia. A On irá atuar com banda larga fixa: os modems serão do tamanho de home gateways tradicionais, como os utilizados na tecnologia ADSL ou Cabo. É a mesma forma que a Sky atualmente oferece banda larga em Brasília.
Como a banda larga é fixa, é possível projetar a rede para suprir a demanda de locais com maior concentração de assinantes e evitar gargalos, algo que ocorre atualmente com a tecnologia 3G. Mas o o presidente da On, Farès Nassar, prefere o termo “banda larga portátil”, e posso entender que será possível retirar o modem do domicílio e levar para outro, mesmo não sendo um equipamento tão portátil como um modem USB convencional.

A licença adquirida pela On permite que a operadora atue em até 133 cidades. Nas primeiras cidades (Itatiba, Louveira, Valinhos e Vinhedo), haverá entre trinta e quarenta antenas. A Huawei será a fornecedora; a operadora aproveitará as torres e a infraestrutura já existentes da rede MMDS da SuperTV, além de contar com infraestrutura compartilhada de outras operadoras.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários