17/04/2024

Anatel recruta voluntários para medir qualidade da internet

O programa de aferição de qualidade da banda larga brasileira recruta internautas voluntários que tenham interesse em medir com precisão a qualidade da conexão no país. Cidadãos e empresas de todos os estados brasileiros podem participar. Não há pagamento, mas também não há custo.

A Anatel, responsável por medir e acompanhar os indicadores de qualidade da conexão banda larga em todo o país, recomenda que a medição seja feita pelo site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

Entre os requisitos solicitados para que os voluntários participem do programa de aferição estão a necessidade de possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas. São elas: Oi, Net, Vivo, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo.

Além disso, é preciso utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga, ter uma tomada adicional próxima ao aparelho ou onde pretenda conectar o equipamento. Nesse caso, o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de um metro para essa conexão.

Os interessados em participar do programa também não podem ser funcionário das prestadoras monitoradas, devem se comprometer a nunca desconectar o equipamento ou o roteador da operadora para não prejudicar as medições. A configuração do equipamento também não deve ser alterada e a EAQ deve ser notificada caso ocorra mudança da operadora prestadora do serviço de banda larga. É preciso também devolver o equipamento à EAQ se não desejar mais participar do projeto. A entidade será responsável pelos custos de postagem do retorno do equipamento.
Antes de iniciar o teste o internauta deve fechar todos os programas e aplicativos que estão sendo utilizados para minimizar a interferência durante o processo. Os programas que não utilizam conexão com a internet também devem ser fechados, pois podem interferir no resultado. Por meio do link, é possível inclusive criar um documento que pode ser enviado à operadora, para questionamentos. Um detalhe importante é a instalação do plugin Java na máquina, essencial para o funcionamento do teste.

Lentidão

Alguns fatores podem contribuir para piorar a velocidade da internet. Veja abaixo quais são eles e como resolver:
  • Ter vários programas abertos ao mesmo tempo, feche alguns;
  • Falta de memória RAM – para resolver esse problema, pode-se fazer um upgrade na máquina, que custa de R$ 50 a R$ 100;
  • Existência de vírus – verifique se a queda brusca na velocidade não é o antivírus que começou a rodar automaticamente. Alguns programas têm um sistema de verificação agendada e o começam a funcionar repentinamente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários