Aparelhos 4G começam a chegar na nossa terra

Com a rede 4G programada para estar disponível em pelo menos seis cidades até abril do ano que vem, as principais fabricantes de celulares começaram a se preocupar em enviar aparelhos a tempo para o território brasileiro.

Até agora, somente a Motorola pôs à disposição um aparelho compatível com a rede, o Razr HD. Um modem 4G da Hawuei também já pode ser comprado na Claro.

Além dessas marcas, só a Samsung confirma um lançamento compatível com o 4G: o Galaxy S 3 LTE deve chegar até dezembro.

Procuradas, Nokia, LG e Sony dizem estudar possibilidades, mas não têm lançamentos confirmados para este ano. As empresas possuem aparelhos compatíveis sendo vendidos em outros países.

A versão do Lumia 900, da Nokia, disponível no mercado americano é compatível com a rede. O design do aparelho, no entanto, é idêntico ao do vendido no Brasil, que não tem 4G. Outros dois lançamentos estão previstos para novembro nos EUA.

A LG, por sua vez, oferece oito opções de celulares com acesso 4G aos norte-americanos. Há alternativas mais baratas, com versões antigas do sistema operacional Android.

Apresentado em janeiro, durante a feira CES (em Las Vegas), o primeiro celular 4G lançado pela Sony no mercado norte-americano foi o Xperia Ion, que chegou às lojas no fim de junho.

A Apple parece que ignorou a nova geração de internet que o Brasil irá ganhar. Homologado pela Anatel na semana passada e promessa de boas vendas para o Natal deste ano, o iPhone 5 não funcionará na rede 4G implantada no Brasil.

O problema decorre da faixa de frequência reservada no país para o 4G, que atuará na faixa de 2,5 GHz.

A Apple produz três tipos de iPhone 5 (dois otimizados para operadoras dos EUA (AT&T e Verizon) e um para o resto do mundo), que funcionam somente em frequências que variam de 850 MHz a 1,9 GHz, fora do espectro utilizado no Brasil.

O problema enfrentado no Brasil não é único. Em alguns países europeus, como Espanha, Itália e França, o aparelho da Apple também não será capaz de se conectar à rede 4G, que funciona nesses locais nas faixas de 800 MHz e 2,6 GHz.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários