20/04/2024

Brasileiros terão mensagem de boas vindas no celular ao chegar no exterior


A partir desta quinta-feira, brasileiros que desembarcarem na Espanha e em Portugal receberão uma mensagem, ao ligar o celular, com números de contato para casos de emergência. “Brasileiro na Espanha, em caso de emergência, contate o consulado brasileiro: +34659078057 ou +34677547004. Essa ligação será tarifada”, diz o texto que será enviado aos turistas em território espanhol.

O serviço é resultado de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Anatel e estará disponível para clientes das operadoras Vivo, Tim, Claro e Oi. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, trata-se de um projeto piloto e, no futuro, poderá ser expandido para outros países. As representações brasileiras em Portugal e Espanha irão monitorar os chamados e avaliar a efetividade do serviço.

A assessoria do ministério alerta, ainda, que os números fornecidos devem ser usados, unicamente, para casos de emergência. As operadoras, bem como a central de atendimento da Anatel, estão preparadas para dar orientações aos usuários do projeto.

Em junho, os governos de Brasil e Espanha definiram novas normas para facilitar o turismo entre os dois Países. A principal mudança anunciada é a simplificação da carta-convite, requisito para entrada na Espanha de turistas que pretendem se hospedar na casa de residentes no país europeu. Segundo o Itamaraty, o documento passará a contar apenas com a identidade da pessoa que convida, a identidade da pessoa convidada e o local da hospedagem. Antes, eram solicitadas, entre outros dados, fotos, correspondências ou qualquer outro documento que confirmasse a relação entre as partes.

Pelas novas regras, caso a viagem seja a trabalho, brasileiros e espanhóis têm que apresentar comprovantes das atividades profissionais. Já em caso de hospedagem em hotel, mantém-se a exigência de comprovar reserva no estabelecimento.

Os dois países passarão também a ter um novo procedimento de comunicação “por linha direta entre as autoridades consulares e de fronteira nos aeroportos”. Os turistas que forem barrados passarão a contar com assistência consular enquanto aguardam o voo de retorno. Os viajantes inadmitidos também poderão solicitar sua bagagem pessoal quando a permanência no aeroporto for superior a 24 horas.

Nos últimos meses, as tensões entre os dois países aumentaram depois que o governo do Brasil adotou as chamadas medidas de reciprocidade, aumentando o rigor para o ingresso de espanhóis em território brasileiro. A iniciativa só ocorreu porque brasileiros reclamam de discriminação na Espanha. Desde 2007, cerca de 11 mil brasileiros foram barrados ao tentar entrar na Espanha, número considerado elevado pelas autoridades brasileiras. Até abril deste ano foram 300 turistas inadmitidos.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários