Oi lançará roaming internacional WiFi nas Olimpíadas de Londres


A Oi planeja lançar a tempo das Olimpíadas de Londres seu serviço de roaming internacional em redes WiFi. Ela será a primeira operadora de telecomunicações brasileira a oferecer acesso WiFi para seus assinantes em viagens no exterior. Os usuários da Oi poderão adquirir pacotes de minutos e acessar o serviço com o mesmo nome e senha com os quais hoje acessam a rede WiFi da operadora no Brasil. O pagamento poderá ser feito antecipadamente ou a posteriori, na fatura telefônica.

O roaming internacional WiFi da Oi utilizará a rede de 780 mil hotspots da iPass, empresa com a qual firmou acordo em abril. A maioria dos pontos de acesso da iPass estão espalhados pelos EUA e pela Europa.

No Brasil, a Oi conta com uma rede de mais de dois mil hotspots, que herdou da compra da Vex. Seus clientes de banda larga fixa nos planos com velocidades a partir de 5 Mbps e seus clientes de banda larga móvel nos planos com franquia a partir de 2 GB têm direito a acesso à rede WiFi em território nacional sem custo adicional.

As operadoras móveis do mundo inteiro estão investindo em WiFi para desafogar suas redes 3G. É natural estender essa opção tecnológica também para o roaming internacional, serviço que tanto assusta os turistas brasileiros quando recebem a conta telefônica na volta de suas viagens. Trata-se, portanto, de uma nova fonte de receita para as operadoras e, ao mesmo tempo, uma vantagem competitiva para fidelizar cliente.

Vale lembrar que o novo padrão WiFi, conhecido como 802.11u, permite a autenticação automática de dispositivos móveis. Ainda há poucos smartphones e pontos de acesso habilitados para esse padrão, mas a tendência é que se popularize rapidamente em poucos anos. Com isso, os usuários que tiverem um plano WiFi de uma operadora não precisarão mais buscar pelo nome da sua rede, nem digitar login e senha.

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários