18 milhões de usuários 4G em 2015. Será mesmo?

Relatório da empresa de pesquisa em tecnologia Pyramid indica que o Brasil terá mais de 18 milhões usuários do sistema LTE até o final de 2015, apesar do ceticismo de algumas operadoras quanto à capacidade do país para implementar essa tecnologia. O sistema trará a oferta da tecnologia 4G para o país.

Segundo o governo, que leiloará as faixas de frequência para a tecnologia em junho, a meta é ter o 4G, ao menos nas cidades-sede da Copa do Mundo, até o ano do avento: 2014.

Na opinião de Vinicius Caetano, analista sênior da Pyramid, apesar de algumas operadoras acreditarem que o Brasil ainda não esteja pronto para implementar essa tecnologia, já que o 3G ainda não atingiu sua maturidade, os reguladores parecem determinados. “A Anatel quer posicionar o Brasil como líder nessa tecnologia, com uma rede funcionando plenamente para a Copa do Mundo, em 2014”, diz caetano.

Esse será um dos temas que os provedores de serviço e agências regulatórias da América Latina irão debater durante a Rio Wireless International Conference, nos dias 21 e 22 de maio de 2012. Executivos da Oi, ITU, Ministério das Comunicações, Vivo, Sinditelebrasil, entre outros, já confirmaram presença nos diversos painéis programados para o segundo dia da conferência.

Das quatro maiores operadoras, TIM, Vivo e Oi se posicionaram contra o leilão do 4G nesse ano, solicitando um adiamento. A Claro defendia a realização na data.

Estudo divulgado pela GSA Association aponta que as implantações comerciais das redes LTE, tecnologia do 4G, em 2011, quase dobraram no mundo frente o ano anterior, passando de 15 para 29. Segundo a pesquisa Evolution to LTE, são 285 operadoras que já têm planos ou estudos em andamento para implantação de redes com a tecnologia de conexão. A previsão da GSA Association é que ao final de 2012, sejam 119 redes comerciais LTE em 50 países.

No Brasil, onde o 4G já está operando pela Sky em Brasília, apenas para comunicação de dados por modem, as grandes operadoras protagonizam uma queda de braço.
About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários