23/04/2024

TIM x Claro, quem ganha essa batalha?

A TIM é a segunda operadora em market share de celulares no Brasil tendo ultrapassado a Claro em 2011. As duas operadoras têm disputado palmo a palmo este mercado se alternando na vice-liderança do celular nos últimos 10 anos.

A TIM terminou o 1º trimestre de 2012 (1T12) com 67,2 milhões de celulares, 5,6 milhões a mais que a Claro. A Claro continua, no entanto, superando a TIM no segmento pós-pago, com 3,2 milhões de celulares de vantagem.

No 1T12, a TIM superou a Claro em adições brutas e líquidas tanto no pré como no pós-pago.

As duas operadoras apresentaram churn mensal de 3,7% no trimestre, provocado por cancelamentos de 7,1 milhões de celulares na TIM e de 6,7 milhões de Claro. Apesar de alto, o churn mensal das duas operadoras apresentou redução no 1T12.
TIM
Claro
ARPU (R$)
19,1
17
MOU (minutos)
126
105
Churn mensal
3,7%
3,7%

A TIM supera a Claro em ARPU e MOU.

O ARPU menor da Claro pode ser em parte explicado por não incluir a receita proveniente da longa distância que fica com a Embratel, ao contrário do que ocorre com TIM, Vivo e Oi. A receita líquida de longa distância da TIM é estimada em R$ 540 milhões.

A política da TIM de aumentar a venda de aparelhos com preços promocionais, mas sem subsídio, fez com que a operadora tivesse mais que o dobro da receita de aparelhos da Claro.

A TIM apresenta hoje uma posição de vantagem em relação à Claro no mercado de celulares, em especial no pré-pago, e em receita.

A Claro supera a TIM no pós-pago e em cobertura 3G atendendo a 866 municípios contra 512 da TIM. A Claro pretende virar o jogo saindo na frente em 4G. Ativou o HSPA+ e foi a operadora que defendeu mais fortemente a realização da licitação de frequênicas de 2,5 GHz em 2012.

A América Móvil deve concluir em 2012 a fusão de suas operações fixas e móveis no Brasil, adotando a marca Claro para seus serviços para o consumidor final, a exemplo do que estão fazendo a Oi e a Vivo. A TIM pretende oferecer banda larga fixa na região metropolitana do Rio e São Paulo com o TIM Fiber.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários