Aeroportos brasileiros iniciam oferta de Wi-Fi grátis

Aeroportos: Rede sem fio funcionará apenas na área de embarque

Fila de embarque no aeroporto internacional de Guarulhos




Nove aeroportos brasileiros iniciaram nesta semana a oferta de internet Wi-Fi gratuita e ilimitada aos passageiros. Na última quarta-feira o acesso à internet sem fio foi liberado aos passageiros nas áreas de embarque dos aeroportos de Recife, Fortaleza, Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Cumbica e Pampulha. Já na sexta-feira, os aeroportos de Brasília e Porto Alegre também passaram a oferecer a conexão. 

O serviço é de responsabilidade da Infraero, por meio de um acordo assinado com três operadoras (Net, TIM e Linktel) que fornecem o acesso Wi-Fi gratuitamente, em troca de publicidade nos aeroportos. 

Neste primeiro momento somente o serviço da TIM está disponível, as outras duas empresas ainda não possuem uma data definida para instalarem suas redes. Devido a essa limitação, a Infraero afirmou que essa primeira fase experimental irá durar sete dias. 

Em Cumbica, por exemplo, a rede poderá ser acessada por até 500 passageiros simultaneamente e em Congonhas a capacidade será para até 600 passageiros. Ambas as limitações seriam inferiores à demanda desses aeroportos, que costumam receber mais de mil passageiros por hora. 

Até o fim de abril, outros aeroportos também passarão a oferecer o serviço, como Manaus, Curitiba, Salvador, Natal, Viracopos e Confins. 

Como irá funcionar – A internet livre não vai ficar disponível no aeroporto inteiro – somente na área de embarque, depois do raio X. Para utilizar o serviço, ao abrir o navegador o passageiro verá uma tela da Infraero e deverá preencher um cadastro. Para validar o acesso terá de inserir o número do cartão de embarque. 

No entanto, a internet gratuita só poderá ser usada a partir do aeroporto de origem, ou seja: se uma pessoa viaja de Congonhas para Porto Alegre, por exemplo, só terá direito a usar a internet no aeroporto paulista. Na volta, se quiser, pode pagar por mais tempo de conexão. Cada acesso único terá validade de seis horas.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

Deixe um comentário

avatar
  Cadastre-se  
Notificação de