24/04/2024

Concessionárias levaram banda larga popular a 621 municípios até dezembro de 2011

Atendimento supera a meta estabelecida, mas privilegia cidades do Sudeste e Sul onde já há competição.

Relatório de acompanhamento sobre oferta de conexão a internet popular pelas operadoras divulgado pela Anatel aponta que, até o quarto trimestre de 2011, 621 municípios foram atendidos, número superior ao estabelecido na meta para o período de 544 cidades, conforme consta nos termos de compromisso assinados pelas concessionárias. As ofertas dos links no atacado já estão disponíveis em 909 municípios.
De acordo com o relatório, a Oi, concessionária de maior cobertura no país, levou a banda larga popular a 375 municípios até dezembro de 2011, 75 a mais do que estabelecia a meta para o período. A Telefônica cumpriu exatamente o que foi estabelecido: 299 municípios até dezembro do ano passado. A CTBC ultrapassou a meta em dois municípios, atendendo a 15 cidades e a Sercomtel levou o serviço aos dois municípios estipulados para atendimento no período.
A Oi atendeu a 544 municípios com oferta de links para banda larga no atacado até dezembro de 2011, número obtido no terceiro trimestre do ano passado e que não teve acréscimo entre setembro e dezembro. O mesmo aconteceu com a oferta da Telefônica, que atendeu 350 cidades, número atingido em setembro de 2011. Já a CTBC levou os links de banda larga a 15 cidades no último trimestre do ano passado. A Sercomtel não ofertou esse serviço.
Apesar de ultrapassarem as metas estabelecidas para a banda larga popular no varejo, as ofertas privilegiaram regiões onde, tradicionalmente, há competição. Foram atendidos 329 municípios do Sudeste e 189 do Sul, enquanto no Norte o serviço chegou a 22 cidades e a 46 no Nordeste. Na região Centro-Oeste, 35 cidades foram atendidas até dezembro de 2011.
Os termos de compromisso assinados pelas concessionárias preveem a oferta de varejo com 1Mbps de download, 128 kbps de upload com preço de até R$ 35 para clientes residenciais, e R$ 29,90 em localidades que oferecem isenção de imposto. A oferta de atacado permite acesso à rede da autorizada, conectada a internet, para clientes corporativos e prefeituras, com preços 20% menores do que os praticados no mercado. A meta total estabelecida é fechar o ano de 2015 com 5.379 municípios com oferta de banda larga popular no varejo.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários