25/04/2024

Cidade do RS tem bares que transmitiam jogo exibido pelo Fox Sports lotados

Um leitor do portal chamado Igor nos enviou um email informando que as pessoas muitas vezes estão dependendo dos bares de uma cidade chamada Santa Cruz do Sul para conseguirem assistir aos jogos da Copa Libertadores. O email também continha esta foto:

Pois é, está difícil de assistir pela TV os jogos da Copa Libertadores em Santa Cruz do Sul. Isso porque a partir deste ano os direitos exclusivos de transmissão da maior competição de clubes da América do Sul são do novato canal Fox Sports, pertencente ao grupo News Corporation, do magnata Rupert Murdoch. Mas quem tem acesso ao Fox Sports em Santa Cruz? Poucos, muito poucos.
Nesta noite o Inter tem o duelo mais importante fora de casa pelo Grupo 1 da competição. Enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 19h45. E além do radinho, são poucas as alternativas para quem quer assistir ao colorado em busca do tri da América.
O Portal #Minha Operadora em parceria com um site da localidade apurou que, de todas as operadoras que oferecem o serviço de televisão fechada na cidade, apenas uma dela tem o Fox Sports em sua grade. A maioria dos lares tem assinaturas da Net e da Sky, mas somente a Oi TV oferece o canal em seus pacotes intermediários e completos. Então, apenas estes assinantes terão a comodidade de ver em casa o duelo.

BARES SÃO ALTERNATIVA?



Nem os bares salvam desta vez. Até o ano passado a Libertadores era transmitida quase que em sua totalidade pela Sportv, que está em todas as operadores de televisão fechada do Brasil. Assim, os estabelecimentos tinham como oferecer a transmissão das partidas para os seus clientes.
Na Avenida do Imigrante, ponto tradicional da noite santa-cruzense, apenas dois bares estão passando o jogo. Em um deles além do telão foram instaladas TVs menores para facilitar a vida dos colorados. Até o fim da tarde, de 10 locais consultados pelo Gaz, nenhum deles confirmava a transmissão. Dois acenaram com a possibilidade, através de meios alternativos. “Já tenho Sky e é um gasto que paga-se com o movimento dos dias de jogos. É ruim ter que assinar mais um pacote, comprar antena e todo um aparato novo por conta de apenas uma competição. Mas se continuar assim não terei alternativa. Os clientes me cobram”, lamentou o proprietário de um estabelecimento na Imigrante.
ENTENDA A GUERRA DAS OPERADORAS
O Fox Sports chegou ao Brasil em fevereiro de 2012 e ainda não está na grade de Sky e Net, detentoras de 70% dos cerca de 12 milhões de assinantes de TV paga do país. Desse modo, cerca de 10 milhões de assinantes não tem acesso à Copa Santander Libertadores, que é exclusiva do novato canal.
E por que isso? A equação é fácil de entender. Desde que estreou no Brasil, o Fox Sports enfrenta a resistência das duas maiores operadoras da TV paga. Ambas – Sky e Net – tem dentre os seus sócios as Organizações Globo, da TV Globo e dos canais Sportv.
Em 2002 o grupo News Corporation, do magnata Rupert Murdoch, comprou os direitos de transmissão da Libertadores. Até o ano passado, repassava ao Sportv e à TV Globo, que retransmitiam praticamente todos os confrontos da competição sul-americana nos seus canais – principalmente os dos brasileiros.
Desde 2009, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de TV por assinatura no Brasil cresceu cerca de 40%. Vendo uma boa oportunidade comercial neste novo mercado, a News Corp resolveu entrar com força na transmissão esportiva no Brasil. Como tem exclusividade sobre a Libertadores, resolveu fazer uso de seus direitos por intermédio do Fox Sports, repassando apenas um jogo por semana à Globo, na TV aberta.
Assim, Sky e Net fazem jogo duro para que o Fox Sports entre em suas grades. Como resultado da briga dos gigantes, a maioria fica sem assistir a competição. Em todo o Brasil, apenas Oi TV, GVT, CTBC, NEO TV, Nossa TV, RCA, Telefonica e TVA já transmitem para todo o Brasil.
Envie sua notícia também pra gente. É só mandar os detalhes para o email: [email protected]

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários