Serviços da TIM falham em Natal


O possível rompimento de um cabo de fibra ótica afetou os serviços da operadora de telefonia TIM ontem, em Natal, provocando falhas em chamadas e serviços de dados. Usuários da operadora enfrentaram, durante grande parte da manhã, problemas de conexão. Muitos utilizaram a rede social Twitter para se manisfestar contra a empresa. 



No início da noite, a operadora enviou nota à imprensa informando que os “serviços de voz e dados no estado já haviam sido normalizados”. Ainda na nota, a empresa informou que está programado um investimento de R$ 93 milhões na infraestrutura, no triênio 2011 -2013, que beneficiará diretamente os usuários potiguares.
A assessoria da empresa não soube informar, no entanto, qual foi o real motivo da queda na conexão. Informações extra oficiais dão conta de que o problema foi ocasionado pelo rompimento de um cabo de fibra ótica. A possibilidade foi confirmada pelo diretor da TIM, Marco Girasole, ao deputado federal Henrique Alves – que, logo em seguida, repassou a informação através do seu Twitter oficial. Também no Twitter, o deputado considerou “alarmante a reclamação de tantos em relação à operadora”.
O Portal procurou a unidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Norte, mas a agência informou desconhecer o problema com a conexão, que teve início no final da noite de quarta-feira (1º). A Anatel comentou ainda que não havia recebido um posicionamento oficial da empresa e que nenhum usuário informou a agência sobre o problema.
No ano passado, a TIM foi alvo de uma ação judicial no Rio Grande do Norte, por causa de falhas na prestação do serviço. Em janeiro deste ano, a empresa ganhou mais tempo da justiça – a pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual – para a resolução dos problemas. O prazo para que as correções fossem feitas terminou no dia 30 de dezembro. Agora, a empresa tem até o mês de maio para solucionar os problemas na rede do Estado. Caso contrário, a habilitação de novas linhas será suspensa, como chegou a ocorrer em 2011. 
A empresa sofre com problemas em relação ao serviço oferecido desde janeiro do ano passado. Naquela altura, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JF/RN) proibiu a TIM de comercializar novas assinaturas, habilitar novas linhas ou fazer portabilidade de acesso de outras operadoras no Estado. A proibição perduraria até a operadora comprovar o perfeito funcionamento dos equipamentos necessários para atender às demandas dos consumidores no RN.
Empresa está entre as mais reclamadas na internet
Um estudo da MITI Inteligência sobre reclamações de consumidores via web mostra que a TIM Celular, a Americanas.com e a Claro são as empresas mais reclamadas no meio. Em seguida, completando o ranking das dez mais, estão Oi Telefonia, Telefônica Speedy TV, Groupon, Net TV e banda larga, Submarino, Compra Fácil e Sky.
O setor de telefonia continua sendo o mais reclamado, com 37% do total de denúncias nos sites especializados, e a TIM lidera com 45% das reclamações. No setor de e-commerce – responsável por 31% das denúncias -, Americanas.com responde por uma fatia de 48% das reclamações, seguida pelo Submarino (26%). Telefônica, Net e Sky, dividem as denúncias de TV por assinatura – o terceiro setor mais reclamado – com 39%, 35% e 26%, respectivamente. O estudo considera as denúncias computadas em 2011 nos sites ReclameAqui, Reclamão e NuncaMais.
“Com base nos dados anteriores, percebemos que a TIM, a Americanas.com e a Claro já eram as três empresas com maior número de reclamações em 2010. No total, a quantidade de denúncias cresceu consideravelmente – em geral, mais de 100% – para todas as empresas. Isso acontece porque o consumidor entendeu que a web e as redes sociais permitem um relacionamento mais direto com as marcas, que buscam responder de forma mais rápida às solicitações”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.
Como o setor de telefonia foi o mais reclamado nos sites especializados, a MITI Inteligência monitorou o Twitter, durante 17 a 21 de janeiro, para avaliar o que os usuários estavam falando sobre TIM, Oi, Telefônica e Claro – as empresas mais reclamadas do segmento. Em apenas uma hora, foram realizadas mais de 150 reclamações com a hashtag #TIM no microblog.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários