23/04/2024

Net assume operações das redes HFC da Embratel

Desde o dia 2 de janeiro, a operadora de TV a cabo e banda larga Net Serviços assumiu a operação das redes HFC que a Embratel vinha construindo desde 2010 para a oferta de banda larga e voz em cidades em que a Net não tinha concessão de cabo. Estas redes utilizam a mesma tecnologia da Net, que combina cabos coaxiais e fibra óptica, e a estratégia da Embratel era claramente ter uma infraestrutura pronta para esperar o momento em que pudesse expandir suas operações de cabo com novas outorgas. Paralelamente, a própria Net vinha seguindo o mesmo caminho: construindo redes onde não tinha concessão e iniciando as vendas apenas com serviços de banda larga e telefonia.

Até meados do ano passado, a Embratel já tinha 25 dessas redes HFC operando, a maior parte em cidades paulistas de médio porte, mas também em algumas capitais, como Belém, Natal, Cuiabá, São Luis e Teresina e algumas cidades importantes, como Osasco, Santana do Parnaíba (onde fica Alphaville, em São Paulo) e cidades da baixada fluminense. Segundo informações da época, o planejamento da Embratel era chegar ao final de 2012 com pelo menos 120  dessas redes construídas, todas elas em cidades em que a Net não atua. Os serviços de banda larga e voz disponíveis por meio dessas redes vinham sendo oferecidos pela Via Embratel, combinados com a oferta de DTH. No começo de 2011, eram cerca de 2,5 milhões de homes passed, mas esse número era bem maior ao final do ano passado.

Ao assumir a operação dessa infraestrutura, a Net está, virtualmente, pronta para expandir consideravelmente sua área de atuação, tão logo comece a liberação das outorgas do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) por parte da Anatel, já que a rede está praticamente pronta. A expectativa da Anatel é que em abril já seja possível liberar as primeiras outorgas. A regulamentação do serviço ainda está em fase de consulta pública.
A Embratel é a principal acionista da Net Serviços e aguarda apenas o sinal verde da agência para assumir completamente o controle da operação.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários