28/03/2024

Os maiores anunciantes do país e as redes sociais



Com base no ranking do Ibope dos maiores anunciantes do Brasil, a MITI Inteligência mapeou como essas empresas estão atuando nas mídias sociais. O levantamento foi feito usando as seguintes redes: Twitter, Facebook, Orkut, Google +, Linkedin, Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs, os canais com em que os brasileiros estão mais presentes.

Twitter Com base na quantidade de tweets realizados, verifica-se que a Sky é a que mais aproveita o microblog para contato com o consumidor, não apenas para divulgação dos seus produtos, mas também para diálogo com o cliente. Os números do gráfico são do total de publicações feitas no Twitter desde o início do perfil da empresa.


Quando a métrica se dá pelo número de seguidores, o ranking sofre uma alteração, e o que percebemos é que entre as marcas avaliadas, é a Claro, através da parceria com o Ronaldo Fenômeno, a que angariou maior quantidade de seguidores.  A Vivo, assim como observado no gráfico anterior, continua entre as primeiras do Twitter, seguida da TIM, o que confirma o interesse das empresas de telefonia em participar ativamente das redes sociais para estreitar relacionamento e divulgar promoções para os usuários.

– Facebook No Facebook, a avaliação da atuação das empresas foi feita considerando o número de fãs nas páginas oficiais. Entre os maiores anunciantes, a Coca-Cola destaca-se com grande diferença em comparação com as outras marcas, já que mantém um único perfil no qual traça uma comunicação em diversas línguas com usuários de todo o mundo.

Orkut Dentre os 30 maiores anunciantes, apenas cinco investem com presença oficial no Orkut, sendo que a Coca-Cola – assim como no Facebook – ainda é a empresa que tem maior destaque.

Linkedin Ainda que com um foco diferente, as empresas também usam o Linkedin como plataforma de contato e relacionamento. Na rede – que já tem mais de 135 milhões de internautas – o destaque é a HP.

Google+ Apesar de já ter liberado a atuação das empresas por meio da criação de páginas, o Google+ ainda vem sendo usado de forma tímida pelas empresas. Entre os 30 maiores anunciantes, apenas o Brasdesco comunica sua Google Page brasileira oficialmente, embora a Coca-Cola, a Ford e a HP mantenham perfis corporativos mundiais no canal.

Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs As empresas ainda não estão explorando Flickr, Vimeo, Foursquare, Instagram e blogs da mesma forma que atuam em Twitter e Facebook. O Flickr, por exemplo, rede para compartilhamento de fotos, é utilizado apenas pela Ambev e Coca-cola, dentre os 30 maiores anunciantes. Vimeo e Foursquare ainda não são utilizadas por nenhuma das empresas listadas no ranking e a postagem de informações em blogs ocorre apenas com as marcas Vivo, Claro e L’Oreal.

Interação com os usuários
O mapeamento revela ainda que as grandes anunciantes enxergam os canais sociais como uma extensão dos canais de Atendimento ao Consumidor, praticando o famoso SAC 2.0. Entre as 30 mapeadas, 81% delas interagem com os usuários, seja para responder dúvidas ou apresentar soluções para os problemas apontados. As empresas Casas Bahia, Unilever, Ambev, Reckitt Benckiser, Cervejaria Petrópolis, Sky, P&G, Fiat, Volkswagen, Grupo Pão de Açúcar, Tim Brasil, GM, Vivo, Oi, Claro, Coca-cola, Itaú, Nestlé e L’óreal representam esta faixa que estabelecem um diálogo com o público nas redes sociais. 
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários