24/04/2024

Promoções atraem usuários e expandem telefonia móvel

A habilitação de 4,3 milhões de novas linhas de telefonia móvel no Brasil, em outubro, mostrou que a estratégia comercial de algumas operadoras, através de pacotes promocionais, tem impulsionado o setor. No acumulado do ano, foram 28,7 milhões de novos usuários, 8 milhões a mais do que no mesmo intervalo do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Analistas atribuem o impulso visto neste ano a avanços tecnológicos de redes e aparelhos (que estimulam a oferta de dados), crescimento da renda e à forte concorrência no setor, que tem levado a preços mais baixos. “A atividade comercial, especialmente nos planos pré-pagos, deve continuar forte sim”, afirma a analista Karina Freitas, da corretora Concórdia. “Cada ponto percentual (de fatia de mercado) é uma grande diferença pra essas companhias”, continua.
A líder do setor Vivo, do grupo Telefônica Brasil, tem 29,61% do mercado, enquanto a segunda colocada TIM fechou o mês passado com 26% de market share. Juntas, as duas companhias abocanharam quase 60% de todas as novas habilitações no mês – 1,5 milhão e 1 milhão de novas linhas, respectivamente.
“O resultado de outubro de 2011 deve beneficiar a Vivo, pela liderança nas captações tanto no segmento pré-pago quanto no pós-pago”, disseram em nota os analistas Jacqueline Lison, Gustavo Perez e Luiz Guilherme Fonseca, da Fator Corretora. “O desempenho da TIM também foi bastante satisfatório, sobretudo pela boa captação de clientes pós-pagos”, acrescentaram.
Ambas as companhias têm garantido incentivos para os usuários através de novos planos promocionais. “Isso é tendência do mercado, no final desse ano e no ano que vem veremos concorrência mais forte do que a vista no começo de 2011”, afirma um analista do setor, que prefere não se identificar.
A unidade no Brasil da espanhola Telefónica tem pacotes envolvendo baixo custo de voz para chamadas na mesma operadora e um plano de banda larga móvel em sua rede 3G atualizada. A TIM, controlada pela Telecom Italia, propagandeia há meses seu plano “ilimitado” – que congrega voz, torpedos e Internet.
“O balanço do terceiro trimestre de 2011 mostrou evolução nos principais indicadores financeiros e operacionais… Vamos manter nossa estratégia bem-sucedida para crescer ainda mais”, afirmou a TIM em nota à Reuters. A Vivo indicou que analisará potenciais novas promoções. “Estamos prospectando… que tipo de oportunidades oferecer para melhorar nossa operação”, afirmou a jornalistas o diretor-geral da Telefônica Brasil, Paulo Cesar Teixeira, durante apresentação de novo serviço de dados.
Apesar do duplo destaque em outubro, Claro e Oi também não ficaram para trás. Elas anunciaram na semana passada a oferta de planos – com incentivos para internet móvel e voz, por exemplo – visando o período de compras de fim de ano. “A gente está apostando muito na convergência”, disse à Reuters o diretor de Varejo da Oi, Maxim Medvedovsky, afirmando que a operadora já prepara novos planos para 2012. Representantes da Claro não estavam disponíveis para comentários.
Rentabilidade
O setor de telefonia móvel tem visto margens mais apertadas frente ao aumento de competitividade no setor. A Telefônica, por exemplo, em teleconferência com analistas sobre seus resultados do terceiro trimestre, disse esperar um aperto nas margens no quarto trimestre em vista do aumento de custos promocionais no fim de ano.
Mas analistas argumentam que o aumento na base de clientes e na receita de serviços pode compensar magens menores. “A oferta de promoções pode ser desvantajosa para a margem, mas só quando se olha apenas para o servico móvel pré-pago, já que elas trazem outras receitas com margens melhores como dados e mensagens de texto, e no consolidado isso traz ganhos para as companhias”, afirma Karina, da Concórdia. Além de gerar receitas em outros serviços, as promoções ajudam a fidelizar clientes, podendo gerar redução de custos especialmente para planos de voz dentro de uma mesma operadora.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários