Oi lançará serviço de streaming de música em novembro


A Oi definitivamente gosta de música. Não bastasse ter uma emissora de rádio em diversas capitais do País (Oi FM) e um selo que grava álbuns de novos artistas brasileiros (Oi Música), a empresa prepara o lançamento em novembro do “Oi Rdio”, um serviço de streaming de música com assinatura mensal. Será a primeira operadora brasileira a oferecer algo do gênero: em vez de vender o download de arquivos de MP3, a Oi cobrará uma mensalidade para que o cliente tenha acesso a um catálogo de mais de 12 milhões de músicas via streaming. Trata-se de uma parceria com a norte-americana Rdio, dos mesmos fundadores do Skype e do Kazaa.

Tal como outras iniciativas da Oi na área de música, o “Oi Rdio” não se limitará aos assinantes da operadora. Pelo contrário, estará aberto para qualquer pessoa, mesmo que seja cliente de teles concorrentes. Para se cadastrar, basta acessar o site do serviço (www.oirdio.com.br). Haverá dois tipos de planos: um para ouvir as músicas pela web (R$ 8,99/mês) e outro para ouvir pela web e pelo celular (R$ 14,90/mês), neste caso através de aplicativos para iPhone, Android, Blackberry e Windows Phone 7. O tráfego de dados não está incluído no pacote, mas o serviço permite sincronizar músicas do PC com o dispositivo móvel para que elas sejam escutadas mesmo se o usuário estiver offline. Não há comerciais entre as músicas. O pagamento é feito via cartão de crédito ou na conta telefônica, no caso de clientes da Oi.


O catálogo é formado por artistas de grandes gravadoras internacionais, como Warner, Universal e Sony, mas inclui também selos independentes. Paralelamente, a Oi negocia com editoras brasileiras para adicionar conteúdo local ao portfólio.


O “Oi Rdio” agregará também funcionalidades inspiradas em redes sociais. O assinante poderá formar um grupo de amigos, ver o que eles estão escutando e compartilhar músicas e playlists.


O diretor de produtos móveis da Oi, Roberto Guenzburger, promete que haverá promoções envolvendo o “Oi Rdio” voltadas especificamente para assinantes da operadora. “O objetivo não é apenas gerar uma receita nova, mas agregar um serviço com conteúdo diferenciado que aumente a satisfação dos nossos clientes e capture aqueles da concorrência”, explica.


O app para iPhone já pode ser baixado na App Store do Brasil. Mas para acessar o serviço é necessário o cadastro pelo site, que só será possível a partir de novembro. Esse não é o primeiro aplicativo móvel que a Oi cria para iOS. Alguns anos atrás a empresa lançou o app da Oi FM, que possibilita a audição da rádio em qualquer lugar do mundo onde haja conexão WiFi ou 3G.


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