Projeto de Lei quer identificação de operadoras em todas as ligações

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei que obriga as companhias de telefonia a identificarem as operadoras antes que uma ligação recebida seja completada.
Com isso, o autor da proposta 1081/11, o deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), espera que a mudança proporcione maior economia aos usuários, que atualmente não podem ter certeza a quais operadoras pertencem os números para que vão ligar ou de que recebem ligações. Geralmente, o custo da ligação é maior quando são usados dois números de telefones de operadoras diferentes.
Em entrevista à Agência Câmara, Rodrigues lembra que anteriormente os usuários conseguiam identificar as operadoras por meio de prefixos específicos e exclusivos. No entanto, isso mudou com a portabilidade numérica, em vigor desde 2009, que permite ao consumidor manter o número do seu telefone, independente da empresa a qual esteja ligado.
O projeto 1081/11 determina ainda que essa identificação seja feita pelas operadoras sem nenhum custo para o assinante, com prazo de seis meses para sua implementação. Ao trazer maior poder aos consumidores e manter a portabilidade numérica, o texto do projeto também alteraria a Lei Geral de Telecomunicações do país (9.427/97).
Em tramitação desde abril, a proposta do deputado será agora analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para conferir a proposta na íntegra, acesse o site da Câmara.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.


COMPARTILHAR EM:

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Edu

A Oi já tem essa identificação sonora?

denisoncosta

Ótima proposta… Hoje em dia, com tanta concorrência, a portabilidade numérica e as promoções tentadoras das operadoras, as pessoas mudam de operadora constantemente! Torçamos para que este projeto seja aprovavo!!!!